Brasil tem salto de 140% em mortes por dengue em uma semana
Conecte-se conosco

Saúde

Brasil tem salto de 140% em mortes por dengue em uma semana

Apesar do crescimento, a mortalidade caiu em comparação com o mesmo período no ano passado. Saiba mais.

Publicado

em

Atualizado há

mosquito da dengue
Minas Gerais e Paraná são os estados que lideram o ranking com mais fatalidades pela doença (Foto: Canva)

Dados do Ministério da Saúde mostraram que em apenas uma semana, o Brasil teve um crescimento de 140% nas mortes causadas pela dengue. Na terça-feira (30), o país tinha 15 registros e na sexta-feira (2), eram 29. Mas nesta segunda-feira (5), a taxa saltou para 36 mortes.

Segundo as informações da pasta, dez estados e o Distrito Federal notificaram mortes causadas pela dengue. No ranking, Paraná e Minas Gerais lideram com sete fatalidades cada. São Paulo está em quinto lugar, com duas mortes. Confira a lista:

  • Minas Gerais – 7 mortes;
  • Paraná – 7 mortes;
  • Distrito Federal – 6 mortes;
  • Santa Catarina – 5 mortes;
  • São Paulo – 2 mortes;
  • Goiás – 3 mortes;
  • Rio de Janeiro – 2 mortes;
  • Amapá – 1 morte;
  • Bahia – 1 morte;
  • Espírito Santo – 1 morte;
  • Mato Grosso – 1 morte;

Mesmo com o crescimento rápido, o número ainda é menor que a taxa comparada ao mesmo período em 2023. Ainda assim, o número de casos suspeitos de dengue em 2024 está superando os diagnósticos do ano passado.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil tem 345.235 casos de dengue; no mesmo período de 2023 eram 92.298. Na lista de Estados com mais casos de dengue em 2024, São Paulo está em segundo lugar. Confira:

  • Minas Gerais – 112.349 casos;
  • São Paulo – 56.599 casos;
  • Distrito Federal – 45.782 casos;
  • Paraná – 41.028 casos;
  • Rio de Janeiro – 25.146 casos;
  • Goiás – 19.688 casos;
  • Espírito Santo – 8.790 casos;
  • Santa Catarina – 8.509 casos;
  • Amazonas – 4.391 casos;
  • Acre – 4.196 casos;

Bem-estar

Couve-flor: uma aliada na prevenção do câncer e promotora da saúde

Rica em nutrientes e compostos bioativos, essa crucífera mostra-se uma adição valiosa à dieta, com uma variedade de vantagens para a saúde

Publicado

em

Por

Foto: Canva

A couve-flor, parte da família Brassicaceae, tem se destacado não apenas pelo seu sabor versátil na culinária, mas também pelos seus potenciais benefícios à saúde, incluindo a prevenção do câncer. Esta crucífera, rica em nutrientes e compostos bioativos, mostra-se uma adição valiosa à dieta, oferecendo uma variedade de vantagens para a saúde. Prevenção do câncer Sulforafano e seus efeitos protetores:…

Continuar lendo

Bem-estar

Aumente o índice de perda de peso com aeróbico na esteira

Confira algumas dicas para aproveitar ao máximo sua rotina na esteira, com o professor Pedro, da Academia Céltica de Jundiaí.

Publicado

em

Por

Mulher na esteira
Foto: Canva Pro

A esteira é uma ferramenta poderosa para quem busca perder peso de forma eficaz e saudável. Com a combinação certa de intervalos, inclinação e duração, é possível transformar seus treinos em sessões altamente eficientes para queimar calorias e alcançar seus objetivos de perda de peso. "Durante a atividade na esteira, o corpo entra em um estado de queima de calorias…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí inicia Campanha de Multivacinação em escolas

Publicado

em

Por

criança pequena no colo da mãe recebendo vacina no braço
Em 2023, mais de 1,3 mil doses foram aplicadas em escolas (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Equipes da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) percorrerão a partir de segunda-feira (18) escolas da cidade para atualização de carteiras de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. A ação, inicialmente em sete unidades, integra a Campanha de Multivacinação da Secretaria de Estado da Saúde, sendo desenvolvida pelo Comitê Municipal de Coordenação das Atividades de…

Continuar lendo

Saúde Pública

Dengue: análise aponta que 90% dos focos encontrados em Jundiaí são Aedes aegypti

Nesta sexta-feira (15), o Boletim aponta que a cidade registra 1.883 casos de dengue.

Publicado

em

Por

As larvas coletadas são levadas para o laboratório para análise (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Nas 11 primeiras semanas deste ano, agentes coletaram 463 amostras de larvas durante as ações de prevenção e combate à dengue em Jundiaí. De acordo com análise da gestão municipal, desse total, 419 – 90% – eram do mosquito Aedes aegypti. O vaso de prato continua sendo o principal foco do mosquito.Jundiaí realiza o levantamento para a identificação de mosquitos…

Continuar lendo

Saúde Pública

Em cinco dias, casos de dengue sobem cerca de 25% em Jundiaí

Segundo a Vigilância Epidemiológica, 70 pessoas são infectadas diariamente com a doença na cidade. Agentes de saúde reforçam o trabalho nas ruas de Jundiaí.

Publicado

em

Por

mosquito da dengue
Hoje, Jundiaí tem mais de 1.700 moradores infectados (Foto: nuzeee/Pixabay)

Nos últimos cinco dias, os casos de dengue cresceram cerca de 25% na cidade de Jundiaí. De acordo com a Vigilância Epidemiológica (VE), a cidade tem 1.751 moradores infectados, com uma média de 70 novos diagnósticos por dia. Por isso, os agentes de saúde de Jundiaí têm reforçado as medidas de combate contra o mosquito Aedes aegypti, agente transmissor da doença.…

Continuar lendo
Publicidade