Piloto de asa-delta que fez pouso forçado em Campo Limpo relata "voo espetacular”

Piloto de asa-delta que fez pouso forçado em Campo Limpo relata "voo espetacular”

Álvaro Figueiredo Sandoli, o Nenê Rotor, tem 54 anos. Ele é campeão brasileiro em circuito de velocidade de asa-delta e piloto experiente - há 38 anos pratica o esporte.

Neste sábado (17), seu voo mais recente foi manchete aqui no Tribuna de Jundiaí. Após percorrer cerca de 180 quilômetros, decolando do Pico do Gavião, em Andradas (MG) ele fez um pouso forçado no bairro Santa Maria, em Campo Limpo Paulista.

Apesar do susto, Nenê garantiu, em entrevista exclusiva, que "em nenhum momento houve pânico" e que o voo foi praticamente todo planejado. "Foi um dos voos mais espetaculares que já fiz", comemora.

Segundo ele, o único imprevisto foi perto da hora do pouso. "De repente entrou um (vento) leste com 50 km/h. Sinistro!", lembra. "A asa ficou fora de controle com tanta turbulência. Foi muito difícil, mas consegui aproximar. A 5 metros do chão a asa despencou e bateu forte no chão, pendulei (movimento de pêndulo) e bati a cara no chão, em cima de uma pedra. Tive um corte profundo na boca mas já estou costurado", relatou. 

Ele, que é morador em Bragança Paulista (SP), foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros de Jundiaí, mas já está se recuperando em casa. 

Muitos seguidores ficaram impressionados com a distância percorrida pelo piloto, o que segundo ele é normal na modalidade cross country. O piloto decola de um determinado lugar seguindo a direção do vento que deve ser a favor. A ideia é pousar o mais longe possível sem saber onde vai pousar", explica. "É sempre uma grande aventura".

No trajeto deste sábado, Nenê planejava passar por Campinas e pousar em Atibaia, momento em que os ventos mudaram o seu planejamento. 

Apesar do susto, ele garante já estar se recuperando voar novamente o mais rápido. "Eu diria que é um esporte seguro desde que seja praticado dentro dos limites de segurança".

Recomendados para você