Campanha Nacional Contra Poliomielite e Sarampo começa em agosto em Campo Limpo Paulista

Campanha Nacional Contra Poliomielite e Sarampo começa em agosto em Campo Limpo Paulista

A 'Campanha Nacional Contra Sarampo e Poliomelite' começa no dia 6 de agosto, em Campo Limpo Paulista. As doses serão aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde (exceto Jardim Europa e Vila Marieta) até o dia 24 de agosto, sempre das 7h30 às 12h e das 13h às 15h30.

O 'Dia D' será em 18 de agosto, sábado, das 8h às 17h. O público alvo é formado por crianças de um ano até quatro anos, 11 meses e 29 dias. A dose vale para as crianças que já tomaram a vacina, já que pode ser aplicada uma dose de reforço.

Situação vacinal

De acordo com a Vigilância em Saúde de Campo Limpo Paulista, a cobertura recomendável pelo Ministério da Saúde para as vacinas é de 95%. No entanto, a exemplo de outros municípios brasileiros, o número está abaixo do esperado na cidade. No caso do sarampo hoje a cobertura está em 73,02%. Sobre a poliomielite, o número de vacinados representa 83,42%.

Vale lembrar que o sarampo é uma doença que pode levar à morte. Os sintomas são tosse, febre, irritação ocular, corrimento no nariz, manchas vermelhas na pele, pode causar infecção nos ouvidos, pneumonia e convulsões. A transmissão é pelo ar, por meio de tosse, espirro, fala ou respiração e a única forma de prevenção é a vacina.

Já a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é provocada por um vírus que afeta o sistema nervoso, que pode levar à paralisia irreversível dos membros. Por isso, a orientação é que os pais não deixem de vacinar as crianças.

Importante

Com relação ao sarampo, a orientação do Ministério da Saúde é para que todas as crianças, adolescentes e adultos até 29 anos recebam duas doses previstas para a imunização. Adultos com idade entre 30 e 49 anos devem receber uma dose.

É importante frisar que, neste caso, não trata-se de campanha. Essa vacina para esse público está disponível nas Unidades Básicas como vacina de rotina. Por isso, a orientação é consultar as carteiras de vacinação e comparecer ao posto de saúde mais próximo para a atualização, caso necessário.

Recomendados para você