Itupeva vai ganhar parque ecológico

Itupeva vai ganhar parque ecológico

A recuperação de áreas ambientalmente degradadas em Itupeva ganhou um forte aliado, nesta quarta-feira (6). Uma parceria anunciada pelo prefeito Marcão Marchi com a empresa Embu S.A. Engenharia e Comércio vai gerar 10 mil mudas de árvores para serem plantadas às margens do rio Jundiaí e também a elaboração do Plano Diretor e do projeto executivo para criação de um parque ecológico no bairro Minas de Inhandjara. A assinatura da parceria público-privada foi feita no gabinete do prefeito.

“Este é mais um passo importante que Itupeva dá na questão da preservação ambiental. Já havíamos conseguido a obra do coletor de rede de esgoto que será construído na margem direita do rio Jundiaí e agora garantimos mais 10 mil mudas de árvores que serão plantadas ao longo do rio, para recuperação destas áreas degradadas. Além disso, ainda teremos um projeto de criação do parque ecológico no bairro da Mina, que vai nos ajudar no turismo e na valorização cultural e ambiental de toda aquela região”, comentou o prefeito.

O superintendente de gestão ambiental da empresa, Marco Antonio de Souza Martins, destacou a responsabilidade sócio-ambiental e o envolvimento com a população como diferenciais nas parcerias já realizadas em Itupeva. “Já temos um trabalho realizado na Emefei Catharina Reinholz Sabó, que tem objetivo do desenvolvimento sustentável das comunidades do entorno e também na formação dos futuros cidadãos itupevenses. Agora firmamos esta nova parceria e esperamos sempre poder contribuir para o engrandecimento da cidade”, comentou.

De acordo com ele, a participação da Prefeitura é fundamental para a realização deste trabalho. “É uma somatória de vontades, pois não adianta apenas um lado querer. Trabalhamos juntos”.

Ações – De acordo com Renato Gonçalves, secretário de Mobilidade Urbana e Meio Ambiente, a parceria com a Embu é importante para o município. “Itupeva já começou a despontar, a partir deste ano, como uma cidade que busca a preservação ambiental, inclusive com trabalho em recuperação de áreas degradadas no rio Jundiaí. Graças ao prefeito Marcão Marchi, que entende a importância da preservação ambiental e nos dá total autonomia, estamos cumprindo tudo o que está ao nosso alcance e vamos avançar ainda mais”.

Parque

O parque ecológico previsto para o bairro da Mina tem uma área superior a 37 mil metros quadrados. O projeto prevê um jardim botânico, área de lazer e pista de caminhada, entre outros atrativos. “Esta área é uma antiga mina de exploração de tungstênio. Está fechada há anos e a intenção é que se torne um espaço de lazer para toda aquela região e um ponto turístico da cidade”, ressaltou Marcos Brunholi, secretário de Agricultura e Turismo.

Conforme a parceria assinada nesta terça-feira (5), a empresa Embu ficará responsável pela elaboração do Plano Diretor e também do projeto executivo. “Depois disso, teremos condições de buscar recursos para a obra”, completou o secretário.

Acompanhou a reunião, também, o gerente da unidade da Embu em Itupeva, engenheiro Leonardo Motta Camargo Silva.
 

Recomendados para você