Exames de mamografia voltam a ser feitos em Itupeva

Exames de mamografia voltam a ser feitos em Itupeva

A partir desta terça-feira (17), as mulheres itupevenses que necessitam de mamografia poderão voltar a fazer os exames no próprio município. O novo aparelho, instalado no Centro de Diagnóstico e Imagem, já atenderá a fila de espera - acumulada por conta da retirada do mamógrafo, ano passado, após não pagamento das dívidas com fornecedores.

"Tivemos muitos problemas para conseguir esse aparelho de mamografia, mas procuramos uma solução e quem ganha é a população de Itupeva. Tenho certeza que, em breve, vamos zerar essa fila de exames. Prometi na abertura oficial do Outubro Rosa, dia 9, e estou cumprindo", comentou o prefeito Marcão Marchi.


Recentemente, a Secretaria de Saúde apresentou um relatório que Itupeva teve um aumento este ano de 26% nos exames realizados de mamografia, mesmo sem contar mais com o aparelho. De janeiro a setembro de 2016, foram feitos 847 exames deste tipo. Já neste ano, a nova administração conseguiu 1064 procedimentos graças ao encaminhamento dos pacientes para as vagas destinadas pelo SUS (Sistema Único de Saúde) nas cidades da região.

"Quando assumimos a gestão, os pedidos de exames de mamografia estavam parados, uma situação que me deixava incomodada. Buscamos alternativas e nossa equipe conseguiu realizar 1064 exames sem o aparelho. Agora, com a chegada do mamógrafo, além de zerar essa fila vamos poder salvar muitas vidas", ressaltou Lúcia Checchinato, secretária de Saúde.

Recomendados para você