Lei transforma Itupeva em cidade de interesse turístico

Lei transforma Itupeva em cidade de interesse turístico

Valeu a pena todo o esforço de vários setores da sociedade, desde o início deste ano, para que Itupeva pudesse ser declarada oficialmente um Município de Interesse Turístico (MIT).

O projeto de lei 987/2017 - aprovado no início da noite desta quinta-feira (26), em sessão extraordinária da Assembleia Legislativa de São Paulo - credencia a cidade como local que oferece diversos atrativos e boa estrutura para receber turistas, além de fortalecer a geração de empregos e renda às famílias itupevenses.

O trabalho, desenvolvido em conjunto entre a Prefeitura, Câmara Municipal e Conselho Municipal de Turismo (Comtur), foi dobrado porque houve necessidade de refazer todo o projeto apresentado ano passado e, em tempo recorde, garantir a aprovação dele na cidade e também por parte do Governo do Estado.

"Este projeto foi protocolado ano passado na Assembleia Legislativa. Apresentava falhas que impossibilitariam a aprovação, por isso foi preciso um esforço de toda a cidade para que conseguíssemos chegar nesta conquista", destacou o prefeito Marcão Marchi. "Agradeço a ajuda de todos os vereadores, que analisaram e aprovaram em tempo recorde o projeto criado pela Prefeitura e pelo Comtur. Foi uma integração perfeita de toda a equipe desta nova gestão em benefício da cidade".

Ações e investimentos voltados ao turismo em Itupeva fazem parte de um plano estratégico criado pelo prefeito Marcão Marchi para a retomada do desenvolvimento econômico, da geração de empregos e renda no município.

Desde o início do ano, a Prefeitura tem buscado auxiliar as famílias itupevenses com a formação profissional gratuita, por meio de cursos oferecidos na cidade, e também atividades e eventos que fomentem a vinda do turista e o comércio local.

O primeiro passo para isso foi a aprovação pela Câmara de Vereadores da Política Municipal de Turismo e do Plano Diretor de Desenvolvimento Turístico de Itupeva. O projeto de lei complementar número 472, de autoria do prefeito Marcão Marchi, foi fundamental para que a cidade pudesse se tornar um MIT (Município de Interesse Turístico).

"A Câmara e todos os vereadores estão muito contentes com a aprovação na Assembleia Estadual da nossa Itupeva como município de interesse turístico. O Poder Legislativo foi decisivo e o empenho dos vereadores para esta conquista foi total, já que aprovamos em sessão extraordinária o Plano Diretor de Turismo e a reforma do Conselho de Turismo, sem os quais Itupeva jamais poderia fazer parte do MIT", destacou Eri Campos, presidente da Câmara Municipal.

De acordo com o secretário de Agricultura e Turismo, Marcos Brunholi, para solicitar o título de Município de Interesse Turístico, Itupeva teve de comprovar a aptidão para o setor. "O envolvimento de todos foi fundamental para o sucesso", destacou.
 
Depoimentos - "Quero agradecer a nova gestão por ter adequado toda a documentação para que Itupeva fosse pleiteada como MIT. Conseguimos depois de muito trabalho do prefeito Marcão Marchi, do vice-prefeito Alexandre Mustafa, dos vereadores, da Secretaria de Agricultura e Turismo e, sem dúvida, dos membros do Comtur. Gostaria de salientar que a união de todos prevaleceu para que a gente conseguisse essa vitória para Itupeva", afirmou Maria Isabel da Costa Santos, presidente do Comtur de Itupeva, biênio 2017/2019.

Os municípios também devem ter o Conselho Municipal de Turismo criado por lei específica e aprovada pela Câmara. Em Itupeva, foi necessária a regulamentação do Conselho com base nas exigências do Governo do Estado - feita também este ano.

"Nós do Comtur lutamos e estivemos presentes desde o início do processo. A gestão passada deu início com a apresentação da documentação. Eu, na época como presidente, alertei o então secretário sobre a ausência de documentos, mesmo assim deu-se continuidade no processo. Em 2017, a nova equipe de Turismo da Prefeitura, juntamente com o Comtur, correu atrás, suou a camisa para tentar classificar Itupeva ao MIT num curto espaço de tempo. Tivemos de refazer praticamente todo o processo e encaminhar a documentação correta para a Assembleia Legislativa. Agradecemos muito a colaboração dos vereadores, que ficará na história de Itupeva como um avanço para a população e para o futuro de Itupeva", explicou Valdo Brandão, ex-presidente do Comtur e atual conselheiro.


Cidade turística - Itupeva tem ótima localização, fica a 70 km de São Paulo e fácil acesso às principais rodovias do Estado. Recebe em média 7 milhões de turistas por ano no Complexo Turístico do Serra Azul - só perde no Estado de São Paulo em número de visitantes para a cidade de Aparecida, no Vale do Paraíba (SP). 

Itupeva também conta este ano com um novo mapa turístico, feito numa parceria entre a Secretaria de Agricultura e Turismo e o Comtur (Conselho Municipal de Turismo). O mapa conta com pontos e locais de atrativos turísticos, guia de alimentação e hospedagem, informações de serviços úteis e texto da história do município.

Recomendados para você