Choveu forte? Corre pro Whatsapp

Choveu forte? Corre pro Whatsapp

Para facilitar a comunicação entre a população e o atendimento da Defesa Civil, moradores de Itupeva criaram grupos no aplicativo de mensagens WhatsApp. A medida ajudam moradores de áreas de risco de enchentes e desmoronamentos a se precaverem em dias de chuva intensa.

“No começo do ano tivemos a ideia de montar esses grupos, juntamente com essas lideranças de bairro. Durante o final de semana, fomos procurados pelos moradores e íamos informando sobre a situação. Este monitoramento em tempo real deixou a população informada e mais tranquila em relação ao trabalho que fazemos”, explicou Marco Randa, secretário de Defesa Civil.

No final de semana foi registrada a segunda grande chuva do ano em Itupeva. Os pluviômetros recém-instalados pela Prefeitura marcaram 100 mm/cm² de chuva no último domingo (21). De acordo com o secretário, a Defesa Civil já acompanhava durante a semana uma célula chuvosa que avançou pelo Estado. “Como a chuva foi intensa e com intervalos de tempo, os córregos e o Rio Jundiaí escoaram bem. Com isso não tivemos graves problemas”.

O Rio Jundiaí subiu três metros de altura, por volta das 3h de segunda-feira (22), mas não extravasou. Esse fato preocupou os moradores dos bairros próximos ao rio, como a Vila São João, Jardim Alegria e Parque das Hortênsias. “No grupo do WhatsApp nós recebemos bastante mensagem dos munícipes cadastrados da Vila São João, que são nossos agentes multiplicadores”, acrescentou Randa.

As pessoas interessadas em receber informações da Defesa Civil podem procurar o órgão e cadastrar o número do telefone celular. A sede da Defesa Civil fica na Praça São Paulo, número 2, no Centro de Itupeva. O telefone para mais informações é o 4591-8522.

Recomendados para você