Pressão do comércio transfere Bloco Orfãos do Fígado para a Ferroviários

Pressão do comércio transfere Bloco Orfãos do Fígado para a Ferroviários

A pressão dos comerciantes da região central surtiu efeito e a Prefeitura de Jundiaí decidiu transferir a passagem do bloco Órfãos do Fígado para a avenida União dos Ferroviários, neste sábado, dia 17. Em ofício protocolado na Prefeitura, os comerciantes alegam que a passagem dos blocos pelo Centro prejudica as vendas, além de causar sujeira e depredações.

A Unidade de Gestão de Cultura (UGC) informa que a prefeitura atende não somente à demanda dos comerciantes, mas também dos organizadores do bloco Órgãos do Fígado. Neste sábado, está previsto a presença de 80 mil foliões na avenida União dos Ferroviários.

O bloco que desfila neste sábado fecha o Carnaval em Jundiaí e a concentração está prevista para acontecer em frente ao Centro Esportivo José Brenna, o "Sororoca", a partir das 14h.

A folia se estende até as 20h, entre a rua da Abolição e a esquina do supermercado Extra, em frente ao Sororoca. Na ocasião volta a funcionar o Centro Integrado de Comando e Controle de Jundiaí (CICCJ), estruturado no Paço Municipal para promover a prevenção e ampliar a segurança dos foliões durante o Carnaval.

Para a organizadora do bloco, Claudia Malavasi, a mudança foi ótima, pois eles querem evitar problemas com os comerciantes da região central. "Resolvemos mudar enquanto é tempo. O maior problema é após a passagem dos blocos, quando ocorre a concentração de pessoas com o som alto e bebidas", relata.

O presidente da CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas) e do Sincomercio (Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí e Região), Edison Maltoni, está satisfeito com a decisão da Prefeitura em atender a reivindicação dos comerciantes e espera que a administração mantenha a decisão para o Carnaval do próximo ano. "Creio que a Prefeitura terá uma boa leitura para levar o Carnaval do próximo ano para outros locais", afirma.

Resultado satisfatório

No Carnaval deste ano, cinco blocos passaram pelo Centro: Refogado do Sandi, Ponte Torta, Loki, Super Poderosa e Continuamos na Nossa. Os problemas causados fizeram com que o Sincomércio, CDL e a ACE (Associação Comercial e Empresarial), protocolassem ofício na Prefeitura contra a passagem dos blocos, com exceção do Refogado do Sandi, que já tem por tradição desfilar na sexta-feira que antecede o Carnaval.

Para a UGC, a avaliação dos cinco dias de Carnaval de rua da cidade é positiva em relação aos aspectos relativos à segurança.

"Trata-se de uma avaliação parcial, uma vez que haverá reuniões de avaliação detalhada pós-evento para averiguação com as demais Unidades de Gestão da Prefeitura e com os responsáveis pelas escolas e blocos sobre os pontos que, apesar da evolução na organização, ainda precisam ser mais bem ajustados e, no tempo conveniente, traçar os planos para o Carnaval para 2019", informa por meio de nota.

Recomendados para você