Science Days leva 23 mil pessoas ao Parque da Uva

Science Days leva 23 mil pessoas ao Parque da Uva

Esta quinta-feira (08) ficará marcada na memória de milhares de alunos que foram ao Parque Comendador Antonio Carbonari (Parque da Uva) para prestigiar o Science Days.

O evento promovido pela NASA (National Aeronautics ans Space Administration) e Câmara de Comércio Brasil-Florida (CCBF) contou com a participação de aproximadamente 23 mil pessoas, a grande maioria alunos do sistema municipal de ensino, na rede estadual e privada.

Jundiaí foi uma das cinco cidades do Brasil a receber este evento.

Para a Prefeitura de Jundiaí, a expectativa de que este se tornasse o maior Science Days da América Latina foi alcançada.

A grandiosidade do evento chamou a atenção e pôde ser percebida na área externa do Parque da Uva com o trânsito que teve de ser controlado. Foram mais de 150 ônibus contabilizados.

"Quem compareceu sentiu a energia das crianças com vontade de aprender e inovar. Estes são os nossos cidadãos do futuro”, destacou o prefeito Luiz Fernando Machado.

A gestora de Educação, Vasti Ferrari Marques, destaca a formação do cidadão em eventos como este que oferecem experiências na ciência e tecnologia.

De acordo com ela, esta é a proposta do programa Escola Inovadora.

“Estamos investindo na formação do cidadão para que ele se conecte com este universo no futuro, acreditando que pelo menos 50% das profissões
do futuro nós ainda não conhecemos”, destaca.

Superestrelas

As atrações foram distribuídas em 15 estandes, com cerca de 300 expositores de diversas instituições e unidades escolares públicas e privadas.

O evento também teve palestras, com tradução em portuguê, de integrantes da NASA, como Jefferson Michaelis e Michael Lester, diretor do Kennedy Space Center de Ciência e Tecnologia da NASA.

Eles foram tratados como superestrelas pelos alunos e no final das palestras e distribuíram autógrafos aos alunos. “Este é um evento importante para estas crianças, pois mostra como o conhecimento em
tecnologia é importante para o nosso futuro”, destacou Lester.

O futuro chegou

Durante a feira, os alunos puderam ter o contato com diversos projetos científicos como de robótica, oficinas sobre realidade virtual e realidade aumentada, além de inteligência artificial e biotecnologia.

Os alunos do Sesi Jundiaí, que foram campeões no Campeonato Mundial de Robótica no Reino Unido em 2017, expuseram o seu projeto vencedor.

“Neste mês, a equipe formada por oito alunos selecionados vai disputar a etapa nacional em Curitiba e se ganharem voltarão a disputar um
mundial”, destaca o coordenador de projetos do Sesi, Moisés Silva.

Para a aluna Yasmin Brandão Filadelfo, 14 anos, do 1º ano do ensino médio do Sesi, o projeto que mais chamou a atenção dela foi dos alunos do Colégio Paulo Freire, que criaram um robô que imita os movimentos de um morcego.

Ela completou o passaporte que os alunos ganharam na entrada com os oito selos das atividades cumpridas e recebeu um certificado de participação. “Foi a primeira vez que participo de uma feira científica. É muito interessante porque a gente aprende muita
coisa em um dia só”, afirmou.

Recomendados para você