Jundiaí, Cajamar, Itupeva e Itatiba entre as 100 cidades mais inteligentes do Brasil

Jundiaí, Cajamar, Itupeva e Itatiba entre as 100 cidades mais inteligentes do Brasil

As capitais São Paulo (SP), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG) e Vitória (ES) foram eleitas as cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil em 2017. Até aí nenhuma surpresa, certo? Pois bem. E se você descobrir que quatro cidades da região também aparecem entre os 100 primeiros neste ranking nacional. Surpresa? Então olha só: Jundiaí manteve o 21º lugar conquistado também em 2016; Cajamar saltou do 67º posto para a 36ª posição de um ano para o outro; Itatiba e Itupeva ocupam a 66ª e 92ª respectivamente (não constavam na lista no ano passado).

Isso é o que mostra o ranking Connected Smart Cities, elaborado pela Urban Systems e publicado com na íntegra pela EXAME.com.

A reportagem relata que as grandes cidades, de fato, dominam o topo do ranking e confirmam a hipótese de que fazer grandes investimentos tende a ser mais fácil em municípios com mais de 500 mil habitantes, que, geralmente, concentram mais recursos.

Mas, segundo a Urban Systems, há alguns municípios de pequeno e médio porte que conseguem ir contra essa tendência.

Um exemplo disso é Cajamar. Apesar de ter menos de 100 mil habitantes, o município é destaque em economia, com um PIB per capita alto (R$ 140 mil por habitante) e 94% de independência do setor público.

São Paulo, a maior cidade do país, não ocupa o topo do ranking à toa: foi escolhida como o sistema de transporte mais integrado do país, liderando o ranking de mobilidade.

O Plano Diretor, premiado pela ONU, fez com que a cidade se destacasse ainda no quesito urbanismo. Também está à frente de outras em empreendedorismo e tecnologia.

As cidades que são destaque nesse estudo têm ao menos uma característica em comum. Nelas, o desenvolvimento econômico vai além da estatística e é pensado de uma maneira mais global.

Por isso, o estudo das cidades mais inteligentes do Brasil avalia a integração entre mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança em mais de 500 cidades brasileiras, usando 70 indicadores.

Recomendados para você