Tribunal de Contas aprova Planjo de Ajuste Fiscal realizado no fim de 2016 em Várzea Paulista

Tribunal de Contas aprova Planjo de Ajuste Fiscal realizado no fim de 2016 em Várzea Paulista

A Prefeitura de Várzea Paulista optou por enfrentar a crise financeira de 2016 com um Plano de Ajuste Fiscal, oficializado em outubro, para aumentar a arrecadação e reduzir as despesas.

O objetivo foi atender ao Artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal. O dispositivo determina que, nos últimos oito meses do quarto ano do mandato, o executivo não pode fazer despesa que não possa ser integralmente paga no período em questão ou, caso tenha parcelas a serem quitadas no ano seguinte, sem que haja o valor em caixa disponível para seu pagamento.

Neste ano, o TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) já apontou, em seu parecer preliminar, que as exigências foram atendidas.

O cenário enfrentado pela Gestão Municipal no final do ano passado não era nada favorável. A previsão orçamentária inicial para 2016, feita em 2015, era de R$ 212.887.000,00, mas, em razão da grave crise financeira enfrentada pelo país e a consequente queda de arrecadação, a nova projeção feita em outubro foi de R$ 204.343.000,00.

Dentre as várias ações realizadas, o Governo Municipal realizou um corte considerável no número de cargos comissionados, designações de servidores de carreira, horas extras e até mesmo cortes em telefonia.

O expediente da maior parte dos servidores da então Secretaria de Infraestrutura Urbana (atual Unidade Gestora) também foi reduzido para meio período, entre 15 de outubro e 31 de dezembro. Outra medida foi a busca de mais receitas, com a realização de um leilão de terrenos, no dia 9 de dezembro.

O resultado da primeira análise do TCE-SP já é muito importante para a cidade. O juízo técnico positivo deve servir, mesmo após sua fase final, como um modelo para continuar a enfrentar o atual quadro vivenciado pela administração municipal, que demanda muitos cuidados.

“É preciso que mantenhamos a prudência financeira em nossa atuação, para mantermos as contas da Prefeitura em ordem e garantirmos o melhor atendimento possível à população, com o funcionamento adequado dos nossos departamentos”, analisa o prefeito, Juvenal Rossi.

Próxima etapa

Como de praxe, o Tribunal de Contas enviará técnicos à cidade, em breve, para realizar uma análise presencial dos dados contábeis já previamente aprovados.

Documentos

O parecer favorável pode ser conferido no Relatório de Alerta, que destaca o cumprimento do Art. 42 no item 2.15. Os dados contábeis que deram base à análise positiva estão disponíveis na Apuração do Cumprimento do Art. 42 da LRF.

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