Gerson destaca fortalecimento das pequenas empresas para geração de novos empregos

Gerson destaca fortalecimento das pequenas empresas para geração de novos empregos

Micro e pequenos empresários estão na vanguarda da geração de empregos. Com certeza esta é a porta de entrada para o desenvolvimento.  Mas, estar à frente sempre tem um custo muitas vezes elevado. Por isso, se faz urgente estabelecermos um programa para não só amparar, como alavancar esse tipo de iniciativa.

Se a gente imaginar o aglomerado urbano da nossa região, estamos falando num público estimado em mais de 1 milhão de pessoas. 

Por isso, para fortalecermos a pequena empresa, o comércio local e outras formas de atividades empreendedoras seria muito importante apostarmos em formação, capacitação e, principalmente, numa linha de financiamento e impostos diferenciados.

Ainda que já existam algumas alternativas nesse sentido, acredito que podemos ir muito mais longe. 

Muitos trabalhadores que estão desempregados há mais de um ano, ou até mesmo para aqueles que já perderam a esperança de uma recolocação, são empreendedores em potencial. E, à medida que as pessoas retornam ao mercado, elas fazem a economia girar ainda mais.

Assim, o empreendedorismo ataca de uma só vez pelo menos três frentes importantes - eleva os empregos oferecidos, ajuda a estimular a economia, e oferece uma alternativa para quem busca novas formas de trabalho. 

Atrás de um pequeno negócio, sempre existe uma grande oportunidade.

Gerson Sartori é ex-presidente da Câmara Municipal de Jundiaí, já presidiu a Comissão Municipal de Empregos da cidade e tem no currículo mais de duas décadas dentro do movimento sindical. Atualmente é o presidente do PDT de Jundiaí.

Recomendados para você