Faturamento no comércio tem o melhor mês de janeiro em cinco anos

Faturamento no comércio tem o melhor mês de janeiro em cinco anos

A Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta terça-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística BGE, mostra que o comércio varejista registrou em janeiro alta de 6,5% no conceito ampliado, em relação ao mesmo período de 2017.

É o melhor resultado para o mês de janeiro desde 2013, quando o setor teve faturamento real de 7,0%. As vendas no segmento automotivo tiveram destaque positivo, com crescimento de 18,2%, sendo o melhor resultado na comparação interanual para os meses de janeiro nos últimos dez anos.

Para Edison Maltoni, presidente do Sincomercio Jundiaí e Região, os dados refletem um novo fôlego econômico, além do aumento da confiança do empresário e também do consumidor.

“Estamos vislumbrando o fim da recessão econômica e recuperando o que perdemos nos últimos anos. Este ano estamos confiantes que teremos mais lucro e que o empresariado poderá investir mais no seu negócio, gerando, inclusive, mais emprego”, estima.

Além do setor automotivo, os ramos de artigos de uso pessoal e doméstico cresceram 10,5%. Já o de materiais de construção teve um aumento de 7,3%.

Diante dos resultados, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) revisou sua projeção para o volume de vendas no varejo ampliado de +5,0% para +5,2% ao fim de 2018.

“A ancoragem das expectativas em relação à inflação abaixo do centro da meta neste ano deverá viabilizar a intensificação da queda das taxas de juros na ponta nos próximos meses e, consequentemente, permitir a continuação do processo de recuperação do volume de vendas do setor”, afirma o chefe da Divisão Econômica da CNC, Fabio Bentes.

Recomendados para você