Istoé Dinheiro garante “fim da produção da Apple na Foxconn de Jundiaí”

Istoé Dinheiro garante “fim da produção da Apple na Foxconn de Jundiaí”

Há 15 dias, o portal Tribuna de Jundiaí repercutiu reportagem da Istoé Dinheiro, que dava conta do desmonte das linhas de fabricação da Apple na Foxconn em Jundiaí. A notícia era de demissões e de um futuro nada otimista para os empregados da fábrica. Após a interrupção da montagem de iPads, a produção dos iPhones também era incerta. Segundo a matéria, a companhia se preparava para deixar Jundiaí e o Brasil. A reportagem tomou grandes proporções. A ponto do prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado (PSDB), gravar um vídeo publicado em suas redes sociais, desmentindo a fuga de investimentos da Foxconn da cidade e chamando de “irresponsável” o conteúdo da matéria. Em nota, o gerente corporativo de Recursos Humanos da empresa, Valdeci de Jesus Besson, garantia que a Foxconn continuaria normalmente com suas operações. “Condenamos veemente esse tipo de notícia, a qual não condiz com a realidade e apenas causa apreensão aos nossos colaboradores e desconfortos à nossa Direção”, escreveu, em resposta.

Agora, uma nova reportagem, ainda mais robusta, publicada nas versões eletrônica e impressa da Istoé Dinheiro (em 23 de junho) garante: “até o fim deste ano, a linha do iPhone deve ser encerrada, acabando com a produção de equipamentos da Apple no mercado brasileiro”. Em outro trecho há relato de que “a Foxconn deve manter em Jundiaí apenas a produção de produtos para outras empresas, assim como um entreposto de serviços”. Ainda de acordo com a revista, na manhã de 6 de junho, ao chegarem para trabalhar, muitos funcionários da Foxconn na cidade foram chamados pelas chefias e orientados a passar no departamento de Recursos Humanos. “Não era nem meio-dia e mais de 50 pessoas já haviam sido demitidas. No turno da noite, o roteiro se repetiu”.

materia foxconn revista istoeReportagem foi publicada nas edições impressa e digital da Istoé

Procurada novamente para esclarecer as demissões na linha de iPhones, a Foxconn não respondeu aos pedidos de entrevista.

A reportagem do Tribuna de Jundiaí conseguiu contato com dois editores da revista, responsáveis pelo material publicado, que garantem: fontes muito confiáveis dão como certa a saída da companhia taiwanesa que prometeu investir US$ 12 bilhões e criar 100 mil empregos no País em 2011. Agora, seis anos depois, quase nada disso aconteceu e “ela se prepara para encerrar a produção do iPhone”.

Galpao A da Foxconn Anhanguera onde era produzido o iPad em JundiaiGalpão "A" da Foxconn Anhanguera, onde era produzido o iPad, em Jundiaí (Foto: Reprodução)

A assessoria de imprensa da Foxconn também foi procurada pelo Tribuna de Jundiaí, mas não se posicionou, nem por meio de entrevista, nem por nota oficial até o momento.

Leia a matéria completa da Istoé Dinheiro: http://www.istoedinheiro.com.br/o-que-deu-de-errado-com-foxconn-no-brasil/

Recomendados para você