Luciano Pires faz público de Café de Negócios refletir sobre pensamentos e comportamentos

Luciano Pires faz público de Café de Negócios refletir sobre pensamentos e comportamentos

Foco, planejamento, meta, criatividade e coragem foram alguns dos assuntos abordados pelo escritor e cartunista Luciano Pires, durante a palestra "O Meu Everest", realizada no Café de Negócios Especial da Associação Comercial Empresarial de Jundiaí (ACE Jundiaí), nesta semana, na Unip.

Em sua palestra, Luciano fez uma analogia entre a sua viagem realizada ao Campo Base do Monte Everest, em 2011, e os desafios enfrentados diariamente principalmente por empreendedores.

Com seu bom humor, fez o público rir e ao mesmo tempo refletir sobre a importância do trabalho em equipe, de lutar pelos sonhos, do olhar criativo para enxergar as oportunidades diante das dificuldades.

Mostrou também que "descer a montanha" e dar alguns passos para trás é estratégia e não fracasso. "Para o alpinista, cada passo que ele desce, fica mais porte para voltar a subir a montanha", disse.

Em quase duas horas, Luciano relatou os momentos em que decidiu deixar a vida de executivo e sua posição de destaque como profissional de marketing em uma multinacional para viver o sonho de criança. Contou como foram os dias de preparação, descreveu suas dúvidas, seus medos e os momentos de superação nos 15 dias de viagem. Quando chegou ao destino, o Campo Base, encontrou um cenário de gelo e pedregulhos.

"Passei por tudo e cheguei lá para ver uma pedreira?", disse. "Sim, mas para mim, o que importou foi o meu processo, o que aconteceu antes e depois da viagem. O Campo Base estava só meio de tudo, serviu como ferramenta de mudança."

Segundo ele, foram 12 meses para a mudança de mindset. Se antes olhava tudo com visão crítica, de análise e lógica, passou a ter um olhar criativo, de exploração e percepção. Essa transformação, disse, é uma escolha. "Quando percebi isso, a viagem ao Everest tornou-se a melhor que fiz na minha vida.

Luciano contou que desta viagem tirou várias lições, que podem ser aplicadas no dia a dia de qualquer pessoa, empreendedora ou não. Uma delas diz sobre expectativas e frustrações.

"Cada vez que olhei para cima e vi o quanto faltava subir, olhei cinco vezes para baixo para ver o quanto já tinha subido", contou. "Quando você pensar em desistir, olhe para trás, veja de onde você veio e use isso para te empurrar."

A história inspiradora de Luciano encantou o público, que fez fila para tirar selfie e elogiar a palestra. "Foi muito motivante e serviu para mostrar que não podemos colocar nossos planos na gaveta", disse Silmara Gomes, da Houseware Brasil. "A gente tem que começar, dar andamento aos planos, nem se for um pouco por vez."

Emerson Luiz Turqueto, da Bentec Engenharia, saiu encantado e chegou a emocionar-se em alguns momentos. "Este tipo de palestra dá uma pancada na gente, foi sensacional", afirmou. "Tive que segurar o choro várias vezes."

Luciano Pires é também o criador do portal Café Brasil Editorial, onde produz grande variedade de conteúdos focados nas questões da educação, comportamento e cultura, e Eduardo Favoratto, da Fashion Coach Brasil, já é fã e acompanha seu trabalho há muito tempo.

"O primeiro programa dele foi na Rádio Mundial, em 13 de maio de 2005", contou. "Eu era gerente de logística e o Luciano era uma referência quando eu trabalhava em empresa. Acompanhei toda a transformação de vida dele."

Networking

Além da palestra de Luciano Pires, durante o Café a ACE lançou o Unace – Grupos de Negócios, que vai funcionar na sede da entidade.

Segundo o vice-presidente, Mark William Ormenese Monteiro, estes grupos já são tendências de mercado em cidades como São Paulo e Campinas e a ACE, que tem a missão de fomentar negócios, tinha o dever de proporcionar este serviço ao seu associado.

"Fizemos uma pesquisa e há empresários que procuram outras cidades para fazer networking", disse. "Por que não unir estes empresários para fazer bons negócios na ACE?."

Networking, na verdade, significa trabalhar a rede de relacionamentos. Quando bem feito, coloca os empreendedores em contato com várias oportunidades de negócios, com novos clientes, com potenciais parceiros e fornecedores.

"Estamos lançando o Unace com este objetivo. Vamos mostrar que o networking pode ser feito em qualquer lugar, desde que com clareza e objetividade. Além de ampliar a esfera de possibilidades de negócios, o nosso associado vai aprender a dominar a técnica de fazer o networking e aprender a identificar possibilidades de negócios."

Em cada grupo não pode ter mais de um profissional de cada segmento. O primeiro vai funcionar às quintas-feiras, das 6h30 às 9h. Quem tiver interessado pode entrar em contato com Ana Paula Salum, pelo telefone (11) 3308-4301 ou email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Recomendados para você