Como conseguir um emprego em meio à crise?

Como conseguir um emprego em meio à crise?

O país ganhou cerca de 2,6 milhões de novos desempregados no primeiro ano de governo Michel Temer. É uma alta de 23,1% com relação ao número de desempregados observado no trimestre imediatamente anterior à sua posse como presidente interino.

De acordo com pesquisa divulgada pelo IBGE no final de maio, 14,048 milhões de pessoas procuraram emprego entre fevereiro e abril de 2017. No mesmo período do ano anterior, eram 11,411 milhões.

A taxa de desemprego, que calcula o número de desocupados em relação à população em idade de trabalhar, subiu de 11,2% para 13,6% no período. Foi a pior taxa para um trimestre encerrado em abril desde o início da pesquisa, em 2012.

Para conquistar uma vaga é preciso muito mais que qualificação. Atenção e pesquisa em sites de emprego e ofertas pela internet são uma boa forma de direcionar seu currículo. Mas, é preciso estar atento a golpes, que tem sido comuns em meio à crise. 

Confira a entrevista feita com palestrante e escritor Marcelo Simonato, autor do livro "Emprego 2.0" que dá dicas de como conseguir uma vaga em tempos de crise, se portar numa entrevista e direcionar sua carreira. 

Como selecionar vagas a partir da internet? Muitos não tem condições de pagar sites de vagas, neste caso, qual a dica?

Antes de começar a procurar pelas vagas de emprego, você precisa ter definido o seu objetivo profissional e ter preparado um currículo campeão.

Existem sites onde você pode cadastrar gratuitamente os seus dados e acompanhar as vagas de emprego que são incluídas pelos contratantes. Ex: LinkedIn, Vagas.com e Indeed.

Você também pode buscar vagas nos sites das agências de emprego e ver como cada uma delas prefere receber o seu currículo (por e-mail ou preenchendo um formulário online).

Hoje mais de 60% das vagas de emprego são fechadas por candidatos escolhidos através da internet.

Qual dica para conseguir uma entrevista naquela empresa em que a pessoa quer trabalhar, mesmo que não haja o anúncio de uma vaga em aberto?

Quando uma empresa não está contratando, normalmente não costuma realizar entrevistas, contudo se você deseja ser conhecido pelas pessoas que ali trabalham, pode pedir para tomar um café com alguém da área de recursos humanos ou se conhece alguém que trabalhe nessa empresa, pode pedir que essa pessoa faça a devida recomendação para a área de recursos humanos ou até mesmo para a área em que você atua.

Se não conhece ninguém que trabalha na empresa, mas conhece alguém que conheça, aproveite e utilize este canal de comunicação.

Isso chama-se networking. Use sempre que possível.

Mais de 63% das vagas de emprego são fechadas por meio da indicação de alguém.

Qual dica essencial para a entrevista de emprego?

Preparar-se. Quando digo preparar-se, me refiro a estudar a empresa, o negócio da mesma, seus concorrentes, seus desafios, e se possível obtenha informações sobre a posição para qual está concorrendo.

Importante: vá bem trajado e não chegue atrasado.

Para aqueles que já estão empregados, mas insatisfeitos, seja com remuneração, seja com o cargo, qual iniciativa tomar?

Meu pai já dizia, "os incomodados que se mudem". Não adianta ficar trabalhando infeliz, pois você não vai render adequadamente. Por outro lado, também não peça demissão. As pessoas que estão empregadas possuem maior chance de conquistar um novo emprego do que aquelas que estão desempregadas. Prepare seu currículo e comece a pesquisar e se aplicar a vagas. Não deixe de fazer seu trabalho atual com dedicação e responsabilidade, afinal é dali que você recebe seu salário até este momento.

Como conseguir emprego em tempo de crise?

A palavra crise para os chineses é sinônimo de oportunidade. Portanto, esqueça a crise e busque as oportunidades existentes no mercado.

Quais áreas estão indo bem? Quais empresas necessitam de ajuda para sair da crise?

Procure onde normalmente as pessoas não procuram e amplie seu leque de opções e regiões. Se não tem emprego em Jundiaí, procure em Campinas, Sorocaba ou São Paulo, por exemplo.

Qual o cuidado que se deve ter com a internet e redes sociais?

Hoje as empresas tem acesso a tudo o que postamos nas redes sociais e muitas delas fazem este tipo de pesquisa, portanto tome cuidado com aquilo que você curte, compartilha e publica na internet. Seu currículo, sua postura na entrevista não podem ser diferentes daquilo que você está apresentando nos meios eletrônicos e virtuais.

É preciso ter um plano B mesmo empregado? Como atuar nele, sem comprometer o emprego?

Plano B ou C é fundamental, especialmente nos dias de hoje. O emprego do futuro não se restringe a termos apenas uma fonte de renda. Cada vez mais as pessoas irão trabalhar em mais de uma atividade, sendo assim prepare-se para atuar naquilo que você gosta e comece mesmo que devagar.

A atuar nessa nova atividade, mas sem comprometer seu horário de trabalho no emprego atual, pois afinal de contas este ainda é o seu plano A, a sua fonte de renda atual. 
 

Recomendados para você