Prazo para envio das declarações do Imposto de Renda termina nesta sexta (28)

Prazo para envio das declarações do Imposto de Renda termina nesta sexta (28)

O prazo para que os contribuintes enviem as declarações do Imposto de Renda terminam nesta sexta-feira (28). Até a última quinta-feira (20), mais da metade dos documentos previstos para serem entregues já haviam sido enviados.


Quem ainda não separou a documentação para preencher a declaração deve correr, já que, nesta reta final, são aguardadas possíveis dificuldades, como congestionamento no sistema por causa da entrega na última hora.

O pagamento do imposto pode ser feito por transferência bancária, diretamente na agência do banco -mediante o Darf (Documento de Arrecadação de Receitas Federais)- ou por débito automático na conta-corrente, agora válido apenas para os débitos a partir da segunda cota.

Se o contribuinte declarar fora do prazo, além de impossibilitar o pagamento por débito automático, acarretará multa de 1% ao mês ou fração de atraso, calculado obre o imposto devido. O valor mínimo é de
R$ 165,74, e o máximo, de 20% sobre o total do imposto devido, mesmo que ele já tenha sido quitado.

Devem declarar Imposto de Renda aqueles que receberam mais de 28.559,70 em rendimentos tributáveis em 2016, bem como quem tinha imóveis, veículos e outros bens de valor superiores a R$ 300 mil em 31 de dezembro do ano passado, entre outros.

As informações são do portal A Tribuna e da Folha de São Paulo.

Recomendados para você