Aluno de Jundiaí supera 3 mil concorrentes e participa de Olimpíada de Astronomia

Aluno de Jundiaí supera 3 mil concorrentes e participa de Olimpíada de Astronomia

O aluno do Colégio Leonardo da Vinci de Jundiaí, Fernando Ribeiro de Senna, foi classificado para representar o Brasil na 9ª Olimpíada Latino Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA).

O evento acontece no Chile de 8 a 14 de outubro. O estudante está cursando o 3º ano do Ensino Médio e tem apenas 17 anos.

Para chegar à competição, ele passou por um duro processo seletivo. Mais de três mil alunos fizeram uma prova online no ano passado, dos quais apenas 100 se classificaram para uma seletiva presencial em março deste ano, realizada em Barra do Piraí, interior do Rio de Janeiro. Mais uma vez, houve uma peneira que reduziu o número de jovens para 28.

Estes participaram em julho de uma bateria intensiva de provas, palestras e treinamentos em Vinhedo, interior de São Paulo. De acordo com o desempenho de cada aluno, cinco foram escolhidos para compor a seleção de IOAA (Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica) e cinco para a OLAA. Outros 18 estudantes fazem parte das equipes reservas para as competições. 

Recomendados para você