Enem pode ser utilizado para ingressar em universidades de Portugal

Enem pode ser utilizado para ingressar em universidades de Portugal

O maior exame educacional do país, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), também pode ser utilizado para o acesso à vagas no ensino superior de instituições portuguesas. Ao todo, são 18 institutos de educação superior naquele país que utilizam a nota da prova Enem na seleção de estudantes brasileiros.

Um convênio firmado com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) possibilitou a parceria após uma mudança na legislação portuguesa que permitiu que as universidades criassem processos seletivos para estrangeiros.

Para concorrer a uma vaga no ensino superior em Portugal por meio do Enem, o candidato não pode ter nascido em um Estado-membro da União Europeia ou residir legalmente há mais de dois anos ininterruptos em Portugal.

O desempenho mínimo exigido no Enem varia conforme a universidade, assim como as mensalidades (sim, as universidades em Portugal, e em grande parte dos países da Europa, mesmo as públicas, não são gratuitas), custos com hospedagem e alimentação. Também é preciso verificar os documentos requeridos por cada instituição e o procedimento para emissão do visto de estudante.

Ao contrário do Brasil, em Portugal, o termo licenciatura é utilizado para se referir ao curso superior de forma geral e não ao grau universitário que dá o direito de exercer o magistério.

As universidades em que é possível tentar vagas pelo Enem são:

- Universidade de Coimbra

- Universidade do Algarve

- Instituto Politécnico de Leiria

- Instituto Politécnico de Beja

- Instituto Politécnico do Porto

- Universidade de Lisboa

- Instituto Politécnico Portalegre

- Instituto Politécnico do Cávado e do Ave

- Instituto Politécnico de Coimbra

- Universidade de Aveiro

- Instituto Politécnico de Guarda

- Universidade do Porto

- Universidade da Madeira

- Instituto Politécnico Viseu

- Instituto Politécnico Santarém

- Universidade dos Açores

- Universidade da Beira Interior

- Universidade do Minho

Recomendados para você