2º e 9º lugares na USP são de Jundiaí e têm algo em comum: ajudar o próximo

2º e 9º lugares na USP são de Jundiaí e têm algo em comum: ajudar o próximo

Dois jovens estudantes de Jundiaí conseguiram o feito de alcançar ótimas notas em vestibulares para faculdades públicas e possuem um sonho em comum: se formar para ajudar o próximo.

A generosidade de Beatriz Guimarães Ribeiro, 17 anos, e Rafael Marcos Sartori Costa, 18 anos, faz deles muito mais do que estudantes dedicados e inteligentes, são exemplos de profissionais para um futuro promissor do País.

Beatriz passou em segundo lugar no curso de ciências econômicas na USP (Universidade de São Paulo) com 776 pontos, além da nota de corte de 724.

Porém, ela ainda aguarda o resultado da Unicamp (Universidade de Campinas), que será divulgado nesta quinta-feira, dia 8, para escolher em qual universidade irá cursar. "Prefiro a Unicamp por ter um foco maior na ciência humana do que a USP que tem o foco empresarial", explica.

A futura economista diz que pretende seguir a carreira como gestora pública, pois na opinião dela é o setor onde terá condições em ajudar as pessoas.

"Sempre tive o interesse em ajudar o próximo e na área pública posso ter esta condição", declara a estudante formada no Ensino Médio pela EtecVav (Escola Técnica Vasco Antônio Vanchiarutti). Beatriz concluiu o ensino fundamental II em escola particular por meio de bolsa de estudos e não fez cursinho para o vestibular.

Medicina

Já Rafael, escolheu o curso de Medicina na USP, que começa no próximo dia 24, após passar em 9º lugar com 901, de 1 mil ponto no total. Ele também passou em 1º lugar em Medicina pela Unesp (Universidade Estadual Paulista). "Desde que comecei a estudar para o vestibular sonho em entrar na USP. Ela é reconhecida tanto no Brasil como no exterior", avalia.

O estudante afirma que desde criança sonha em ser médico e que o seu objetivo de vida sempre foi fazer o bem aos outros. "Gosto de ajudar as pessoas e a medicina é uma profissão que me oferece todas as condições de exercer meu lado altruísta", declara o jovem que sempre estudou em escola particular e fez três anos de cursinho.

Família

Outro assunto em comum entre os dois estudantes de Jundiaí é que eles são os primeiros membros da família a conseguir entrar em faculdade pública.

Enquanto Beatriz é a caçula da família onde mora com a mãe e a irmã, Rafael tem mais dois irmãos e mora com os pais, porém está de mudança para São Paulo.

Para o futuro médico, a família foi fundamental para ele ter conseguido os ótimos resultados. "Sem eles nada disso seria possível. Quero aproveitar o pouco tempo que tenho para aproveitar o máximo com eles", declara.

Recomendados para você