Prefeitura de Jundiaí fecha salas de aula para analfabetos nos bairros

Prefeitura de Jundiaí fecha salas de aula para analfabetos nos bairros

*Reportagem atualizada às 19h - 27/07/2017

Alunos do EJA (Ensino de Jovens e Adultos), do bairro Jardim Tarumã, ficarão sem aula a partir da semana que vem. As três salas que eram mantidas há quatro anos no bairro, na EMEB Deodato Janski, serão remanejadas para o Complexo Argos. 

A informação é de que todas as salas localizadas nos bairros da cidade (Jardim Novo Horizonte e Morada das Vinhas) serão fechadas e as aulas ficarão concentradas apenas no Complexo Argos.

Pelo menos 300 pessoas ficarão desassistidas com o fim do projeto nos bairros. “Há mães que não tem com quem deixar os filhos e idosos com mais de 70 anos que não terão condições de se deslocar até a Argos para as aulas. Seja por não terem condições financeiras, seja por condições de saúde. As salas de aula no bairro eram uma forma de incentivar estas pessoas a voltarem a estudar ou ainda a começarem o estudo que nunca tiveram a oportunidade de ter”, reclama uma das representantes do projeto no bairro do Tarumã, Rita de Cássia Santos da Silva. 

Segundo ela, os moradores chegaram a fazer um abaixo-assinado, porém sem sucesso. “Até a divulgação sobre as aulas, que era colocada na escola, por nossa conta, foi retirada. E foram proibidas as matrículas. A explicação que ouvimos é de que não há verba para manter o EJA nos bairros”, diz.

O problema teria começado em fevereiro , quando a falta de professores começou a prejudicar os alunos, além do fechamento da sala do 6° ano. “Professor de geografia, por exemplo, chegou só nos últimos dias de aula. Com isso, os alunos não aprenderam nada e foram aprovados. E a situação nas outras escolas é ainda pior”, conta. 

Rita diz que chegou a protocolar a reclamação no Ministério Público e também teria procurado a Câmara dos Vereadores, mas nada foi resolvido. “Estamos numa região com maior incidência de analfabetismo, e ficar sem as aulas será muito ruim para estas pessoas. Muitas delas aprenderam a ler e a escrever agora, e dependem disso para arrumar um emprego, por exemplo”.

Em nota, a Unidade de Gestão de Educação (UGE) afirma que “não serão fechadas as salas do núcleo descentralizado no Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (CMEJA), localizado na Emeb Deodato Janski (Jardim Tarumã)” e as aulas, inclusive, “retornam normalmente nesta quinta-feira (27)”. 

De acordo com a UGE informa que no Jardim Tarumã, para o Ensino Fundamental 1 (1º ao 5º ano), estão matriculados nove alunos e para o Fundamental 2 estão inscritos 16 alunos. 

Desses, oito alunos cursarão o 8º ano e os demais, o 9º ano. “Ninguém se inscreveu para os 6º e 7º anos”, aponta o texto. Os representantes do EJA no bairro afirmam, no entanto, que a falta de demanda ocorre por não ter acontecido uma divulgação adequada sobre as aulas descentralizadas pela Prefeitura. 

Atualmente, o CMEJA possui 19 salas em nove núcleos distribuídos em diversos bairros. Ao todo, a escola tem 2.700 alunos matriculados (núcleos e Complexo Argos).
 

 

Recomendados para você