Volta às aulas na EJA Jundiaí: falta de professores e redução da carga horária

Volta às aulas na EJA Jundiaí: falta de professores e redução da carga horária

Os alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) de Jundiaí retornaram hoje (27) às aulas com uma reclamação unânime: diminuição da carga horária, redução de salas de aula e falta de professores de matérias específicas.

Na EMEB Deodato Janski, no Jardim Tarumã, as salas de 6° e 7° anos foram abolidas. Alunos de séries diferentes foram colocados juntos e a redução da carga horária não agradou aos alunos. “Já temos muita dificuldade em estarmos aqui. Se a qualidade do ensino for ruim, será ainda mais complicado aprendermos”, diz Rita de Cássia Santos da Silva, representante da escola no bairro. “Tínhamos três aulas semanais e agora ficamos com apenas duas”, completa.

Já na EMEB Adelino Brandão, no Morada das Vinhas, o representante Ronaldo dos Santos Moreira conta que os alunos de 6º e 7º anos estão na mesma sala por conta da falta de professores. “A situação segue precária, mas continuaremos lutando para que nossas reivindicações sejam atendidas”, diz. A reportagem não conseguiu contato com o representante da EMEB Ivo Bona, no Jardim Novo Horizonte. 

Em reportagem publicada ontem (26) pelo Tribuna de Jundiaí, representantes da Comissão de Alunos da EJA denunciavam a ameaça de fechamento das salas nos bairros. A situação se arrasta desde o início do ano, quando da dificuldade de matrícula e rematrícula de alunos na secretaria da escola que fica no Jardim Tarumã. “Colocamos os cartazes falando sobre as aulas por várias vezes e eles eram retirados do local. Com certeza isso fez com que as pessoas não soubessem do curso e, claro, desta forma não se inscreveram", disse David Camargo, morador do bairro que tem ajudado aos representantes na busca por melhorias na EJA.

A Prefeitura de Jundiaí, por meio de sua assessoria de imprensa, informou que a EJA no Jardim Tarumã será mantida e que, para o Ensino Fundamental 1 (1º ao 5º ano), estão matriculados nove alunos e para o Fundamental 2 estão inscritos 16 alunos. Desses, oito alunos cursarão o 8º ano e os demais, o 9º ano. Ninguém se inscreveu para os 6º e 7º anos. Ainda segundo a nota, 2,7 mil alunos estão matriculados na EJA na cidade. A respeito da falta de professores, nada foi declarado.
 

Recomendados para você