Projeto sobre “Escola Sem Partido” será votado nesta terça na Câmara de Jundiaí

Projeto sobre “Escola Sem Partido” será votado nesta terça na Câmara de Jundiaí

Polêmico em todo país, o projeto que trata sobre o “Programa Escola Sem Partido” nas escolas municipais de Jundiaí está na pauta de votações da sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Jundiaí desta terça-feira (26).

A proposta do vereador Antônio Carlos Albino (PSB) segue o modelo apresentado em diversas esferas do país que diz representar pais e estudantes contrários ao que chamam de “doutrinação ideológica” nas salas de aula. Em um de seus itens trata dos “direitos e deveres” dos professores dentro da sala de aula, os direitos dos pais na decisão sobre o conteúdo da educação dos filhos e até sobre a imparcialidade no orientação sexual dos alunos.

A polêmica em torno dos projetos de lei envolve diversos fatores de ordem jurídica, política, social e educacional. Apoiadores e críticos aos projetos debatem se ele fere ou não a Constituição, se é possível ensinar com neutralidade e até que ponto a educação familiar deve ter influência no ensino escolar. professores de todo o país passaram a protestar contra o que classificam de “lei da mordaça”. Segundo os docentes, o movimento tenta controlar o que se pode ou não dizer em sala de aula e confunde a população quando fala que é possível ensinar sem ideologia.

Manifestação contra o projeto

Um abaixo-assinado organizado por professores com mais de 1 mil assinatura e o Sindicato dos Servidores Públicos de Jundiaí se manifestaram contra o projeto e devem acirrar a sessão ordinária em Jundiaí. Membros do Movimento Brasil Livre (MBL) prometem acirrar o debate no auditório da Casa de Leis.

Recomendados para você