Inclusão escolar de criança com deficiência é realidade em algumas escolas

Ao entrar em um ambiente preparado para receber cadeirantes, logo procuramos por uma rampa. Mas, a inclusão de crianças com deficiências físicas e/ou motoras vai muito além disso, especialmente na escola. Segundo a cartilha do MEC (Ministério da Educação), a criança não pode estar em um “mundo à parte” para que desenvolva as habilidades motoras. “É preciso que a criança receba interação constante com o ambiente ao qual ela pertence”, prega o texto.

Assim, o movimento de incluir alunos com deficiência física na escola regular tem, cada vez mais, solicitado que o sistema educacional se adeque a essa demanda, sem perder de vista que a escola é o lugar em que todos, sem exceção, podem aprender.

É o que se pode ver em algumas escolas que trabalham naturalmente com a inclusão, como é o caso do Colégio Campos Elíseos, em Jundiaí. “O processo de inclusão pra gente é tranquilo e natural. Nossos alunos já acolhem positivamente os amiguinhos que por ventura tenham qualquer tipo de deficiência’, explica a diretora da instituição, Leandra Maia. 

 


O maior desafio das crianças com deficiência física não está na capacidade de aprender, mas na coordenação motora. Geralmente, elas têm dificuldade para se movimentar, escrever ou falar.

“Para nós, ser e estar feliz no ambiente escolar é primordial. Adaptamos habilidades e competências do aluno como um todo, explorando o que ele tem de melhor. Não vemos nenhuma deficiência e, sim, eficiência na capacidade de se superar”, enfatiza.

Orientações que ajudam na hora da inclusão escolar:

Informações sobre o aluno

É importante que a coordenação e os professores tenham o máximo de dados sobre o caso do aluno com deficiência. Como quais recursos o ajudam a aprender, que sensibilidades possui etc.

Móveis e materiais didáticos

O aluno deve ficar nas primeiras fileiras ou no centro da sala, de forma que todos o vejam - e possam ajudá-lo, caso precise. O ideal é que haja espaço para ele se locomover sem grandes dificuldades.

Adequação física

É necessário que sejam feitos rebaixamentos nos meios-fios da entrada da escola e construídas rampas de acesso em todos os ambientes, além de sanitários que comportem cadeiras de rodas.
 

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