Mochilas pesadas podem comprometer coluna das crianças. Confira dicas de prevenção

Mochilas pesadas podem comprometer coluna das crianças. Confira dicas de prevenção

Fevereiro já está quase aí e a volta às aulas das crianças também. Mas é agora em janeiro que grande parte dos pais decide comprar os materiais escolares dos filhos, dentre eles o mais importante: a mochila escolar. No entanto, é preciso estar atento a algumas regras para não comprometer a saúde das crianças.


"A carga da mochila não deve ter mais que 10% do peso corporal do aluno. E deve-se observar a algumas qualidades técnicas da mochila, para que na hora que ela esteja com a carga, consiga distribuir corretamente sem afetar a coluna da criança", diz Fábio Tavares, professor da Academia Céltica, em Jundiaí.

Na hora de comprar, segundo Fábio, os pais devem dar preferência a mochilas de duas alças, mais largas, com no mínimo 4 cm e bem acolchoadas para maior conforto. Mochilas com vários compartimentos e com cinto abdominal também são recomendadas.

“Há risco de, com a mochila pesada, a criança acabar tendo problemas na coluna, já que ela vai projetar o tronco para frente ou forçar o abdômen, o que pode ocasionar alterações fisiológicas na curvatura. Para uma criança em fase de crescimento, isso é péssimo", continua o professor.

No caso dos pequenos, a recomendação é que eles optem por mochila de rodinhas. Mas, ainda assim, há alguns cuidados. "Caso o ambiente seja com escada, a mochila de rodinha só vai atrapalhar. É importante também que a alça que puxa a mochila esteja a uma altura apropriada e que, na hora de puxar, a criança esteja com as costas retas".

Outra dica é levar a lancheira separadamente, sem colocar mais peso dentro da mochila. Além disso, todos os dias os pais devem verificar as aulas dos filhos, para tirar os materiais que não serão usados. Já para os adolescentes, a dica é usar fichário. "Um peso a menos para a mochila, já que é levado na mão", finaliza.

Céltica Academia
www.academiaceltica.com.br
https://www.facebook.com/celticaacad/
Av. Dr. Adilson Rodrigues, 2686, Jardim Samambaia, Jundiaí
Telefone: 4582-1646

Recomendados para você