Colégio de Jundiaí recebe descarte de lixo eletrônico

Colégio de Jundiaí recebe descarte de lixo eletrônico

Alunos do Colégio Divino Salvador, em Jundiaí, promovem até esta terça-feira (30) uma ação de arrecadação do chamado e-lixo (lixo eletrônico). Todas as peças serão encaminhadas para reciclagem ou reaproveitamento por estudantes que representarão a escola no Torneio Brasileiro de Robótica.

Anualmente o Brasil produz 1,2 milhão de toneladas de lixo eletrônico, mas apenas 2% desse material têm encaminhamento correto. São Paulo é o Estado campeão em gerar resíduos, com 448 mil toneladas ao ano e uma taxa de reciclagem ainda inexpressiva. Segundo o documento Gestão Sustentável de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos na América Latina, produzido pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2014 o Brasil acumulou 1,4 milhão de toneladas de lixo eletrônico.

Quando este material é descartado de maneira incorreta, as substâncias químicas de suas composições podem provocar contaminação de solo e água ou até provocar doenças graves. Além disso, esses materiais demoram muito tempo para se decompor no solo.

Serviço

Quem se interessar em fazer a entrega do lixo eletrônico (monitores de computador, aparelhos de TV de tubo, hardwares, aparelhos de telefone celular antigos, etc) deve se dirigir ao próprio colégio, que fica na rua General Carneiro, 105, Vila Arens, em Jundiaí.

Recomendados para você