Recuo do mar no litoral do Brasil e Uruguai não vai gerar tsunamis

Recuo do mar no litoral do Brasil e Uruguai não vai gerar tsunamis

Muitos moradores do Sul do Brasil estão preocupados com o recuo do mar no litoral do Uruguai, Rio Grande do Sul, com registros nas praias do Chuí e em Tramandaí, e Santa Catarina, especialmente nas cidades de Itajaí, Porto Belo e Balneário Camboriú.

Inclusive, também foi registrado um grande recuo do lago Guaíba, em Porto Alegre (RS), que teve uma baixa no seu nível de 0,82 metro, na quinta-feira, para 0,24 metro na manhã deste sábado, no Cais Mauá. Também foi registrado um recuo na Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul. Em Ilhabela, a balsa chegou a encalhar devido aos baixos níveis de água do mar. Em Caraguatatuba embarcações também ficaram encalhadas.

Mas, podemos encarar esse fenômeno como um alerta de tsunami, como muitas pessoas estão sugerindo nas redes sociais? Entenda!

Segundo a Marinha do Uruguai, o recuo do mar acontece devido aos ventos muito fortes que vem do norte e que tem afetado os territórios orientais.

Devido a este recuo do mar, muitos moradores das regiões afetadas temiam que seria este um alerta de tsunami.

Mas, segundo os especialistas no assunto, não há com que se preocupar. A MetSul Meteorologia informa que o recuo do mar, tanto no Uruguai quanto nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, é um evento oceânicoatmosférico, causado apenas pelo efeito intenso do vento Norte.

Segundo ainda o portal de meteorologia, assim que os ventos mudarem de direção, o nível das águas tende a se normalizar.
 

Recomendados para você