Enfeites de Natal aparecem no mar do Litoral Norte de SP

Enfeites de Natal aparecem no mar do Litoral Norte de SP

No dia 11 de agosto, durante uma forte ressaca no litoral de São Paulo, ondas de mais de 4 metros de altura atingiram o navio Log-In Pantanal, da empresa Log-In, no Porto de Santos. Ao menos 46 contêineres que estavam no navio foram lançados ao mar. Somente oito foram resgatados. O restante se juntou à gigantesca quantidade de lixo que polui nossos oceanos.

Parte desse lixo decidiu reaparecer nesta semana, provavelmente de um contêiner que carregava produtos natalinos. O mar despejou uma parte desse lixo nas praias do Litoral Norte de São Paulo, no município de São Sebastião.

O Instituto Argonauta, uma organização fundada pelo Aquário de Ubatuba que atua no monitoramento da fauna do Litoral Norte, identificou o lixo nas praias de Guaecá, Barequeçaba e Praia Grande de São Sebastião. As imagens feitas pela equipe do instituto ilustram esta matéria.

Segundo o oceanógrafo e presidente do instituto, Hugo Gallo, o impacto desse tipo de material no oceano é grande. "Um dos problemas é a ingestão acidental desse material pela fauna", diz. Aves, tartarugas e mamíferos podem confundir o plástico com alimento e acabar morrendo. Outro problema é que, ao se deteriorar, esse plástico entre na cadeia alimentar, sendo ingerido por animais pequenos e peixes, até chegar às redes dos pescadores.

Segundo Gallo, é a primeira vez que um acidente desse porte acontece na região desde o ínicio dos trabalhos do instituto, há 18 anos. Ele ressalta que o tipo mais comum de poluição do mar é o lixo individual, lançado por moradores e turistas. "Nós acreditamos que, para resolver a poluição do mar, precisamos trabalhar com educação ambiental. Não há outra forma de solucionar o problema", diz.

Isso, é claro, não diminui a responsabilidade da Log-In. Por lei, ela deve trabalhar na recuperação ambiental e no recolhimento do lixo causado pelo acidente. A empresa diz que já começou a operação de limpeza.

Recomendados para você