Novo golpe do WhatsApp promete cupom grátis e já fez 400 mil vítimas

Novo golpe do WhatsApp promete cupom grátis e já fez 400 mil vítimas

Uma nova ameaça circula a web e já atingiu milhares brasileiros, informa a PSafe. A companhia identificou o problema sendo compartilhado pelo WhatsApp e ele consiste basicamente na oferta de um vale compras de R$ 400 na rede O Boticário. Desde quarta-feira (27), quando foi identificado, a empresa de segurança já impediu que mais de 400 mil usuários tivessem os seus smartphone infectados.

O golpe consiste no compartilhamento de um link que, quando clicado, pede ao usuário para responder três questões a fim de ganhar o cupom. Sejam quais forem as respostas, a vítima é direcionada a uma página para inserir o seu número de telefone e, sem saber, cadastrá-lo em um serviço de SMS pago que realiza cobranças indevidas em seu plano de dados.

Além disso, o usuário é solicitado a fazer download de aplicativos que podem espalhar malwares no dispositivo, deixando-o vulnerável a outros tipos de ataques com consequências ainda mais graves.

“É muito comum que cibercriminosos usem os nomes de marcas reconhecidas para criar e promover golpes”, afirma o gerente de segurança da PSafe Emílio Simoni. “Por este motivo, é preciso que as pessoas fiquem atentas a qualquer tipo de promoção exagerada que chega por mensagens, checando sempre se o benefício é real, ao entrar em contato diretamente com a empresa.”

Além de recomendar a instalação de aplicativos de proteção em seus dispositivos, a PSafe orienta que usuários cadastrados por engano em serviços de SMS devem entrar em contato com as suas operadoras de telefonia móvel a fim de remover o cadastro.

Via TecMundo

Recomendados para você