Baleia morta é encontrada na Praia do Curral, em Ilhabela

Baleia morta é encontrada na Praia do Curral, em Ilhabela

Uma baleia morta foi encontrada enroscada em uma rede de pesca fantasma no canal de Ilhabela. A baleia, aparentemente uma Baleia de Bryde (Balaenoptera edeni), estava emaranhada em uma rede que estava no mar há bastante tempo. Isso foi identificado pois a rede possuía lepas (crustáceos marinhos) encrustadas.

Infelizmente, esse é só mais um exemplo dos estragos que essas redes de pesca abandonadas ou perdidas podem fazer soltas no mar, pois continuam pescando diversos peixes e ainda podem prender aves, répteis e mamíferos marinhos.

O morador de Ilhabela, Wanderlei Luís Soares Filho, deu apoio ao Instituto Argonauta, se aproximou do animal e retirou a rede que estava enroscada. 
A equipe com o apoio da Defesa Civil de São Sebastião rebocaram a baleia para que amanhã a mesma seja fundeada, de forma a evitar transtornos e acidentes.

"Baleias à deriva podem ser um grande risco a navegação em especial para barcos que trafegam a noite. Desta forma, toda vez que ancoramos uma baleia numa costeira e avisamos a Marinha, além de uma correta destinação ao corpo do animal, podemos estar evitando acidentes no local”, enfatiza nota do Instituto.

O projeto é conduzido pelo Ibama e coordenado pela Univali sob a responsabilidade do Instituto Argonauta no litoral norte do estado de SP.

Recomendados para você