‘Um dos junhos’ mais chuvosos da história em São Paulo

‘Um dos junhos’ mais chuvosos da história em São Paulo

Os primeiros sete dias do mês de junho já superam em 51% o volume de chuva esperado em São Paulo para todo o mês, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). Choveu 77 milímetros (mm), sendo que a média esperada é de 51 mm. Este já é o sexto junho mais chuvoso da série histórica do CGE.

Apenas na madrugada de hoje (7), o volume de chuva foi de 12,8 mm. Houve tempestade e fortes pancadas, acompanhadas de rajadas de vento que chegaram a 53,7 quilômetros por hora. O mês passado também foi o segundo mais chuvoso da série histórica, com 144,4 mm, 160% acima da média.

Adilson Nazário, técnico em meteorologia do CGE, explica que as chuvas intensas são provocadas pela ausência de bloqueios atmosféricos. Assim, as condições como frente fria, sistemas frontais e áreas de baixa pressão têm trânsito livre, facilitando a ocorrência de chuvas.

Na capital, foi registrado um ponto de alagamento na Avenida das Nações Unidas, na zona sul. O Corpo de Bombeiros resgatou na tarde de ontem, às 15h, dois feridos no desabamento de um muro em Pirituba. O helicóptero Águia auxiliou no socorro, na Rua Centenário do Sul.

A previsão é de que a chuva diminua hoje, mas retorne na sexta-feira (9) com a passagem de uma nova frente fria por São Paulo. Predomina uma massa de ar frio e seco, que deixa o céu com poucas nuvens. As temperaturas devem cair para 8ºC, principalmente nas madrugadas de sábado (10), domingo (11) e segunda-feira (12).

Com informações da Agência Brasil

Recomendados para você