Dicas para proteger e cuidar do seu pet durante os jogos da Copa do Mundo

Dicas para proteger e cuidar do seu pet durante os jogos da Copa do Mundo

Os jogos da Copa do Mundo são mais um motivo para nos reunirmos com os amigos e a família. São dias em que saímos da rotina habitual para torcer e comemorar. Nestes momentos, nossos amigos peludos também não ficam de fora.

No entanto, buzinas, cornetas, fogos de artifício, petiscos e o constante entra e sai de gente podem ser prejudiciais a cães e gatos. Tudo isso pode deixá-los incomodados, agitados, estressados e causar outros problemas mais graves. Julia Oliveira de Camargo, médica veterinária do Hospital Veterinário Dog Saúde, explica o que você pode fazer para manter seu pet longe do perigo.

- Proteja seu pet do excesso de barulho
Buzinas e fogos de artifício podem realmente ser prejudiciais aos pets. A veterinária conta que os barulhos se tornam um grande incômodo aos bichanos. Isso porque eles ouvem os sons quatro vezes mais longe do que as pessoas. “Os animais se assustam e podem inclusive sofrer traumas sérios”, destaca Julia.
Segundo ela, animais mais sensíveis correm o risco de sentir muito medo e com isso baterem em móveis, se cortarem ou, em alguns casos, se machucarem gravemente, o que pode causar até a morte.

Para proteger os animais, a veterinária recomenda colocar algodão nos ouvidos, deixá-los em um quatro fechado sem janelas e ligar uma televisão ou música em volume mais alto. Ela conta que existe também uma técnica chamada de ‘telling touch’, que ajuda a diminuir o estresse. Nela, um pano é amarrado no corpo do animal e isso faz com que ele sinta como se estivesse sendo abraçado.

telling touch para cãesA técnica ajuda a diminuir o estresse

“Estudos feitos por diversos anos comprovam que quando feita corretamente, a técnica traz tranquilidade, tirando os bichinhos do estado de agitação”, afirma.

- Petiscos podem causar intoxicação alimentar
Petiscos como pipoca, amendoim e outras guloseimas, que os humanos gostam de comer durante os jogos, devem ficar bem longe dos cães e gatos. A médica veterinária alerta que esses alimentos são prejudiciais e podem causar intoxicação se ingeridos em grandes quantidades. “Mesmo em pequenas quantidades eles devem ser evitados, pois podem provocar problemas de pele, coceira, diabetes e sobrepeso”, completa.

- Agitação e mudança na rotina deixam os animais estressados
Durante os jogos da copa, pode ser que a rotina da família mude e o animal fique exposto a mais pessoas, conversas altas e barulhos. Para que o animal não fique estresse, a veterinária sugere que ele permaneça em um local mais reservado e quieto.

“Em situações de agitação extrema, remédios calmantes podem ser administrados, mas isso só pode ser feito com a orientação de um médico veterinário”, reitera. A veterinária diz que os tutores devem ficar atentos com o estado físico e emocional de seus animais durante os jogos e procurar ajuda de um especialista caso seja necessário.

 

Recomendados para você