10 dicas para cuidar bem do seu pet no inverno

10 dicas para cuidar bem do seu pet no inverno

Não são só os humanos que sofrem com frio. Embora sintam menos as baixas temperaturas, os bichanos exigem alguns cuidados especiais nesta época do ano que vão além das roupinhas fofas usadas para aquecê-los.

Confira algumas dicas:

1. Tosa

1 Tosa

Se o animal costuma se exercitar regularmente e não tem problemas de saúde, não há perigo em manter a rotina da tosa. No caso de cães muito idosos ou que ficam ao relento, aproveite a proteção natural do animal e evite tosas muito baixas.

2. Roupinhas

2 Roupinhas

Animais que estão em constante movimento e fazendo exercícios não precisam de roupas.

3. Local de dormir

3 Local de dormir

Alguns cães, mesmo tendo sua própria casinha, preferem ficar ao relento. Prenda-os em locais fechados nos dias de chuva ou frio intenso. Proteja a caminha do animal do frio colocando algum revestimento de borracha ou estrado evitando o contato direto com o chão. Para os gatos, utilize os arranhadores com toca, eles adoram.

4. Comportamento

4 Comportamento

Se seu animal é sempre muito animado e de repente está quieto e apático, fique atento. Pode ser que ele esteja com algum problema de saúde.

5. Banho

5. Banho

Diminua a frequência de banhos no inverno que, de preferência, devem ser com água morna e não molhe o animal nos dias mais frios. Seque-o bem após o banho e não deixe que ele saia na rua até, no mínimo, 30 minutos depois.

6. Vacinas

6 Vacinas

Mantenha as vacinas em dia para evitar que seu pet tenha pneunomia, comum nesta época do ano. No frio é mais comum contrair traqueobronquite infecciosa canina, conhecida também como tosse dos canis. A doença é altamente contagiosa e é mais perigosa para animais idosos ou filhotes.

7. Exercícios

7 Exercicios

Estimule os cães a fazerem execícios, o frio é um ótimo período para isso. Em casa utilize brinquedos. Eles podem comer um pouco mais de ração do que o normal por causa dos exercícios, mas não é necessário um reforço na alimentação.

8. Escovação

8 Escovacao

Aumente a frequência de escovação do animal para pelo menos três vezes por semana. Eles tendem a se lamber mais no frio e acabam engolindo mais pelos que formam bolas no estômago, o que pode acarretar nos gatos constipação intestinal. Nos cães, previne a formação de nós que leva a lesões de pele.

9. Evite aquecedores

9 Aquecedores

Eles ressecam o ambiente. Caso seja necessário, uma dica é espalhar toalhas molhadas e bacias com água para manter a umidade.

10. Cuidados com os velhinhos

10 Velhinhos

Os cães e gatos idosos precisam de atenção especial no inverno. A perda de massa muscular e de camada de gordura, natural do envelhecimento, faz com que sintam mais frio, e em animais com problemas articulares a dor tende a aumentar. Sendo assim, pets acima de sete anos de idade, de todas as raças, devem ser observados de perto durante o período mais frio do ano.

Recomendados para você