“Plantar capacitação técnica para colher empregos”

“Plantar capacitação técnica para colher empregos”

Em meio à retomada econômica do país, a capacitação técnica nunca foi tão importante.

O Brasil parece crescer, apesar da crise política. Essa é uma boa notícia, porque mostra a resiliência do nosso povo e um descolamento de Brasília naquilo que diz respeito ao dia a dia do cidadão. O que chama a atenção nesse momento é a previsão do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), apontando a necessidade de qualificar nada menos que 13 milhões de pessoas até 2020 para atender a demanda por profissionais de nível médio profissionalizante.

Na verdade, neste momento a indústria tem absorvido mais profissionais técnicos do que aqueles com formação superior. Os dados são de um levantamento do próprio Senai, divulgado no último dia 11. A pesquisa mostrou que a demanda por operadores, técnicos de manutenção e de vendas puxaram a oferta de empregos, voltando a abrir vagas com vigor.

A capacitação em nível médio é uma saída importante e absolutamente viável para o Brasil. Ela tanto pode tirar do sufoco trabalhadores que por um motivo ou outro ficaram fora do mercado do trabalho (aqueles por exemplo que perderam sua função devido a algum avanço tecnológico), como também acelerar a colocação de jovens.

O desafio agora é fortalecer instituições como o Senai e incentivar a criação de vagas em colégios e entidades que possam acelerar a formação dessa mão de obra. Em Jundiaí, duas outras importantes sementes plantadas nos últimos anos devem ser olhadas com carinho para que os frutos sejam colhidos num futuro próximo e em maior escala: a vinda do Instituto Federal, embrião para a tão sonhada Universidade Pública, e o Emprega Mais, que atrai novos investimentos para a cidade por meio de estímulos fiscais para as empresas que contratarem pessoas da cidade.

De olho na capacitação aliada ao desenvolvimento econômico, pode estar nosso caminho de consolidação da tão almejada retomada do pleno emprego.

Gerson Sartori
Atual presidente do PDT de Jundiaí.
Ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Jundiaí (2013-2014)
https://www.facebook.com/gersonsartori/

Recomendados para você