Gerson Sartori propõe criação de Comissão Regional de Emprego

Gerson Sartori propõe criação de Comissão Regional de Emprego

Para incluir as cidades do Aglomerado Urbano de Jundiaí na discussão pelo emprego, Gerson Sartori propõe a criação da Comissão Regional de Emprego. Ele já presidiu a Comissão Municipal de Empregos de Jundiaí e tem no currículo mais de duas décadas dentro do movimento sindical. “É a forma mais racional para abordar a questão.  No momento em que a retomada econômica começa a tomar forma, cresce o número de desempregados. Pode até parecer uma contradição, mas de acordo com o IBGE é isso realmente o que acontece, uma vez que muitos que haviam desistido de procurar uma colocação, voltam à disputa no mercado de trabalho formal’, explica.

A proximidade com o fim de ano, quando o comércio tem seu ponto alto e por isso mesmo busca mão de obra temporária, é outro “vento soprando a favor”, na opinião de Gerson. "É preciso enfrentar os desafios independente dos desdobramentos políticos", aconselha. Na sua opinião, estar apto a assumir novas funções e disposto a encarar desafios são algumas das premissas para conseguir uma vaga.

Por isso a proposta de instalação de uma Comissão Regional de Emprego tem potencial para impactar todo o Aglomerado Urbano.  A ideia deve manter o mesmo padrão das comissões locais, composta por membros do poder público, de trabalhadores e empresários. "Acredito que ao tornarmos regional a discussão sobre o emprego várias propostas surgirão. Além disso, e talvez o mais importante, as soluções também devem ter um alcance global", diz.

Para exemplificar, Gerson cita algumas ações como o bilhete único regional. "Uma integração do sistema de transporte aliviaria o bolso de muitos trabalhadores e também contribuiria com os empresários", diz. Outro ponto importante para Sartori seria a instalação de um polo regional de capacitação. "Tentar entender a tendência da empregabilidade da região nos ajudaria a montar uma cesta de cursos para capacitar os trabalhadores de maneira mais precisa".

Seja como for, a comissão proposta por Sartori teria ainda o mérito de juntar forças. "Uma coisa é um único deputado ou prefeito trabalhando isoladamente nesta questão. Outra, muito diferente, seria uma verdadeira força-tarefa imbuída com esse objetivo, unindo esforços e buscando resultados comuns", concluiu.
 

Recomendados para você