Sob pressão, vereadores de Jundiaí votam correção de 25% no IPTU

Sob pressão, vereadores de Jundiaí votam correção de 25% no IPTU

A sessão ordinária desta terça-feira (12), na Câmara de Jundiaí, promete muita discussão e polêmica. Isto porque entrará em votação o projeto de autoria do Executivo que autoriza o aumento do Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana, o IPTU, em 25% na cidade.

Comerciantes da cidade prometem pressionar os vereadores para que o projeto não passe. Nas redes sociais e grupos de WhatsApp o assunto borbulha, inclusive com montagens de fotos de vereadores da base de sustentação do prefeito Luiz Fernando Machado (PSDB).

De carona no assunto, a oposição também espalha vídeos e mensagens nas redes, alertando sobre o aumento.

De acordo com a Prefeitura de Jundiaí, o objetivo do projeto é de promover a "justiça fiscal" no Município, corrigindo uma distorção existente na cobrança do imposto, uma vez que a última atualização da tabela ocorreu em 1998.

Apenas para citar um exemplo, foi encontrado um imóvel na Chácara Urbana com valor venal de R$ 176 mil, mas com valor de mercado estimado em R$ 1,2 milhão, ou seja, uma defasagem de 600%.

"Há casos em que a defasagem chega a mais de 4.000%. É preciso considerar, também, os descontos que são aplicados no valor do imposto a cada cinco anos por conta do fator de depreciação do imóvel, o que reduz o valor final pago pelo contribuinte", destaca o gestor da Unidade de Governo e Finanças (UGGF), José Antonio Parimoschi.

Recomendados para você