Luiz Fernando retira projeto para aumentar IPTU em 25% em Jundiaí

Luiz Fernando retira projeto para aumentar IPTU em 25% em Jundiaí

A Prefeitura de Jundiaí informou no final da tarde de hoje que, "após dialogar com os moradores, entidades, instituições e vereadores da base de apoio, o prefeito Luiz Fernando Machado solicitou a retirada do projeto de atualização da Planta Genérica de Valores do IPTU da Câmara Municipal".

De acordo com a nota oficial, "a administração opta por prosseguir com o processo de ajuste fiscal iniciado no começo do ano em busca de reduzir os gastos e aumentar a produtividade dos serviços, com diálogo e responsabilidade sobre as finanças do Município".

A votação do projeto de autoria do Executivo que autorizava o aumento do Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana, o IPTU, em 25% na cidade, ganhou grande repercussão na cidade nos últimos dias.

De carona no assunto, a oposição também espalhou vídeos e mensagens nas redes, alertando sobre o aumento.

De acordo com a Prefeitura de Jundiaí, o objetivo do projeto era de promover a "justiça fiscal" no Município, corrigindo uma distorção existente na cobrança do imposto, uma vez que a última atualização da tabela ocorreu em 1998.

O prefeito também divulgou um vídeo em suas redes sociais. "Temos que ser responsáveis com a cidade de Jundiaí. Sem os recursos adicionais do IPTU será mais difícil e mais demorada a melhoria dos serviços públicos que são responsabilidade da Prefeitura. Todos nós sabemos que o atendimento na Saúde não é o ideal. Precisamos recuperar a capacidade de investimentos da Prefeitura", destacou.

Luiz Fernando afirma que o projeto de lei não será reeditado para voltar ao Legislativo. Entretanto, informou que os valores venais dos imóveis serão corrigidos em 1,9% com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que mede a inflação.

Recomendados para você