Prefeito mantém 0% a servidores. “O São Vicente só tem dinheiro até setembro”

Prefeito mantém 0% a servidores. “O São Vicente só tem dinheiro até setembro”

O prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado (PSDB), anunciou na tarde desta segunda-feira (5) que não dará nenhum aumento no salário dos servidores públicos da cidade. Em rápida reunião, transmitida ao vivo pelas redes sociais, ele manteve o reajuste de 0% nos vencimentos, questão que já havia sido colocada como preponderante para greve geral, que deve ser convocada pelo Sindicato dos Servidores Públicos. O chefe do Executivo estava acompanhado por outros gestores de governo durante toda a apresentação.

Falando em ajuste fiscal, Luiz fez questão de enfatizar a todo o instante a grave crise financeira que atinge os cofres do município e comparou com outras cidades e estados que não conseguiram cumprir obrigações mensais aos servidores. “Só conseguiremos (pagar os salários) se fizermos este ajuste. Politicamente é uma tragédia. Mas tragédia maior é dizer que vamos parcelar o salário de dezembro. Queremos manter a estabilidade. É Menos arriscado do que querer ganhar mais e não cumprir com as obrigações”, ressaltou. “Eu não vou querer entrar pela garagem da Prefeitura porque não caiu salário ou décimo terceiro de funcionário”, disse.

A Saúde deficitária foi outro ponto destacado pelo prefeito. “O convênio com o Hospital São Vicente só tem dinheiro para até setembro”, relatou.

Luiz Fernando comparou a própria situação com a função de um gerente de banco. “Não dá pra ser o Senhor Simpatia. Não dá pra sermos passionais neste momento”.

Na própria transmissão ao vivo os servidores passaram a clamar por greve geral nos comentários da página oficial de Luiz no Facebook. “Em 19 anos de Prefeitura nunca me senti tão humilhada”, escreveu Liah Cristiane Sacramone. Opinião semelhante teve Sabrina Vetrenka Rabello. “Respeito? Oferecendo nenhum aumento? Um verdadeiro absurdo”, desabafou. “Em 20 anos de Prefeitura nunca vi isso”, reforçou Jussara Oliveira

Muitos comentários cutucavam o excesso de cargos comissionados com salários altos na Prefeitura, dizendo que um enxugamento nesse quadro de funcionários permitiria contemplar os servidores de carreira.

Recomendados para você