Prazer, Irmão da Lojinha, vereador em Jundiaí

Prazer, Irmão da Lojinha, vereador em Jundiaí

Ele chegou à Câmara sob olhares desconfiados, mas não se inibiu. Tomou logo sua cadeira no Plenário, pediu a palavra, subiu à Tribuna e, em seu primeiro discurso, bradou: “Socorroooooooooooo...”, em referência aos problemas da Saúde enfrentados na cidade.

Estamos falando de Josinaldo Francisco Lira, 41 anos, o Irmão da Lojinha, suplente de vereador que assumiu a cadeira por um mês no Legislativo de Jundiaí, em substituição ao vereador Márcio Cabeleireiro (PMDB). Filiado ao mesmo partido, Irmão da Lojinha obteve 1.061 votos nas útlimas eleições, a maioria conquistada em seu bairro, o Jardim São Camilo, onde vive e trabalha.

Em seu dia a dia como vereador, mesmo com muita simplicidade mostrou ousadia e não ter muitas papas na língua. Ele cobra, interrompe, opina, arranca risos e olhares sérios. “Sou do povo e vou trabalhar pelo povo”, tem como lema. Apesar da falta de experiência, já é atento aos bastidores. Observa e a cada tentativa de registro fotográfico, mostra o polegar em sinal de positivo. Quem não acompanha muito as sessões da Câmara, não passou despercebido. O suplente não perdeu tempo e tratou de espalhar sua imagem em outdoors em vários pontos da cidade.

outdoor irmao da lojinha espalhados pela cidade

Nas redes sociais, abriu página no Facebook e também já divulga seu número de Whatsapp onde promete um canal aberto de diálogo com a população.

Indignado com a rejeição de quatro requerimentos de informação que solicitou em plenário, divulgou um vídeo de apelo. “Eu fui na Prefeitura como munícipe, protocolei e vou obter as informações de qualquer jeito. Como vereador, autoridade, não pude exercer meu papel”, discursou, em desafio aos vereadores que negaram seus pedidos. “Eu quero fazer uma comparação: lá em Sorocaba teve (sic) 1.385 (requerimentos aprovados). Aqui, numa cidade do porte de Jundiaí, nós temos 17. Lá podem fiscalizar o Executivo, aqui não”, analisou. “Se a Casa não deixa o Irmão da Lojinha fiscalizar, tem algo sim errado”, continuou, em terceira pessoa.

Um dos questionamentos do vereador em exercício é sobre os parquímetros instalados na cidade. “É uma fábrica de multas em Jundiaí e queremos saber pra onde vai esse dinheiro”.

19532872 1545779312133746 1170593545 o

Até o dia 8 de julho, Irmão da Lojinha ainda promete incomodar muito. Nesta terça-feira (27), em nova sessão da Câmara, a partir das 18h, há uma nova oportunidade para acompanhar o seu trabalho.

Recomendados para você