5 Passos Simples para criar ou mudar um hábito em 21 dias

5 Passos Simples para criar ou mudar um hábito em 21 dias

É possível que você nunca tenha parado para pensar, mas cerca de 95% das atividades que você realiza no seu dia são decisões tomadas sem o aval da mente consciente.

O que quero dizer com isso é que a maioria das coisas que você faz são ações rodadas no piloto automático, por meio de hábitos que você adquiriu ao longo da sua vida.

Pare e pense: qual lado da cama você sempre se levanta; por qual lado da sua boca você sempre começa a escovar os dentes; qual o caminho que você faz para chegar ao seu trabalho; qual a primeira coisa que faz ao chegar na empresa?

Se os seus hábitos correspondem a 95% das suas decisões posso afirmar que eles determinam o quanto de sucesso que você terá em todas as áreas da sua vida. Por isso, mudar um hábito negativo pode ser a chave para uma vida repleta de realizações e sucesso.

Neste artigo separei 5 passos simples, porém eficientes, para você começar uma mudança significativa na sua vida.

Como Mudar um Hábito em 21 Dias

Embora exista muita controvérsia sobre o tempo necessário para criar um novo hábito uma ‘teoria’ aceita popularmente diz que para começar a ter resultados com um novo comportamento é preciso 21 dias de foco e determinação na nova atividade.

A ‘Teoria’ dos 21 dias ganhou fama nos anos 60 e foi criada pelo médico Maxwell Maltz. Ele percebeu que os seus pacientes só notavam as mudanças e benefícios proporcionados pelas cirurgias depois de 21 dias da operação.

Isso significa que você pode realizar uma nova atividade por 21 dias seguidos para modificar (ou na melhor das hipóteses quebrar a resistência) um comportamento, melhorar uma habilidade ou para formar um novo hábito.

Como criar ou mudar um hábito na prática

Vamos para a parte da ação para que você consiga melhorar os resultados que vem produzindo na sua vida. Adote estes 5 passos pelos próximos 21 dias e avalie o seu desempenho durante o processo. Depois me diz como foi!

1 - Coloque no papel aquilo que você deseja alcançar

Seja específico para ter clareza sobre o hábito que quer criar ou modificar.

Escreva também porque adquirir este novo comportamento é importante para você e quais os benefícios que isso lhe trará.

A neurociência revelou recentemente que o nosso cérebro funciona de forma mais dirigida quando tem claro o motivo pelo qual está fazendo algo.

Se o seu desejo é criar o hábito de escrever, por exemplo, coloque no papel quantas páginas você quer redigir por dia; quantas horas você vai se dedicar para esta atividade; e outras informações que ajudem você a visualizar o ‘produto’ pronto.

2 - Avise as pessoas mais próximas sobre a sua ‘jornada dos 21 dias’

Quando compartilha seus planos com outras pessoas você se sente mais determinado a conquistar aquilo que deseja e, de certa forma, coloca um pequeno peso de pressão para aumentar o seu comprometimento com a mudança.

Use um calendário para registrar o seu progresso e deixe-o num lugar bem visível para que você possa sempre olhar para ele antes de iniciar aquela atividade. Isso ajudará você a ter mais motivação e se inspirar a cada dia de luta vencido.

3 - Crie uma recompensa para você caso consiga chegar até o final

Esta é uma estratégia muito válida para aumentar a sua motivação. Sabe aquele livro que você quer muito ler ou aquela viagem que deseja fazer…

Mas é importante que esta recompensa seja compatível com o nível de esforço que você precisa ter para adquirir este novo hábito.

Uma recompensa gigantesca para um hábito extremamente simples não te motivará. Seu cérebro entenderá a mensagem como sendo uma enganação ou uma espécie de ‘desculpa’ para que você ganhe algo.

4 - Mantenha o foco no objetivo

A princípio 21 dias pode não parecer ser muita coisa, mas criar um novo hábito ou modificar um existente nunca é fácil. Nosso corpo está ‘acostumado’ a agir de uma maneira que requer menos esforço.

É possível que após os primeiros dias você comece demonstrar uma resistência a esta nova atividade. Neste momento, lembre-se dos benefícios que você conquistará após adquirir este novo hábito.

Uma dica muito útil é ter sempre com você uma lista de ao menos 5 benefícios que você vai conquistar ao atingir seu objetivo.

5 - Mude um hábito por vez

Lembre-se, quem tenta abraçar o mundo acaba não abraçando ninguém. Foque naquilo que é prioritário. Você pode criar uma escala de 1 a 10, por exemplo, para classificar a prioridade das mudanças que você deseja implementar em sua vida.

É importante também que você não deixe de realizar estas atividades após os 21 dias iniciais.

Muitas pessoas começam esta jornada com pensamentos do tipo “são apenas 21 dias” enquanto que a mentalidade correta é “estes são os primeiros 21 dias”.

John Viudes – Siga no Facebook (https://www.facebook.com/JohnViudesOficial)
Coach, jornalista e criador do Projeto Mude Sua Vida, John Viudes ajuda as pessoas a acreditarem que podem se transformar em sua melhor versão, superando as dificuldades impostas pela vida e conquistando os sonhos e objetivos.

Saiba mais em: www.projetomudesuavida.com/author/johnviudes
Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Recomendados para você