Como saber a hora certa para insistir ou desistir?

Como saber a hora certa para insistir ou desistir?

Vivemos em uma sociedade que prega a perseverança a níveis extremos. Diariamente somos impactados por mensagens do tipo “levanta, sacode a poeira, dá a volta por cima”. Esta abordagem motivacional, que incita a sempre tentar – nunca desistir – rotula aqueles que por algum motivo deixaram para trás algum projeto ou trabalho como fracassados.

Mas será, que por vezes, desistir não é a melhor opção?

Se você não está feliz realizando o seu trabalho será que realmente precisa continuar em uma empresa ou profissão que o faz se sentir cada vez mais frustrado?

Se não está realizado em um relacionamento precisa mesmo desperdiçar anos da sua vida que jamais voltarão para ser uma pessoa cheia de traumas e sofrimentos?

A questão é que se você está se sentindo incompleto em alguma área da sua vida precisa refletir se vale a pena insistir no caminho que está trilhando ou se é a hora de dar um ‘basta’, recalcular a rota e mudar o seu roteiro.

Desistir ou insistir? Eis a questão…

Muitas pessoas encaram a desistência como um sinal de fracasso e nem sempre ela deve ser vista desta forma. Desistir de algo que não te faz feliz, que não te traz resultados e que muitas vezes faz mal para sua saúde física ou emocional é uma decisão extremamente inteligente e corajosa.

O problema é que muitas pessoas desistem na hora errada. Em seu livro ‘O Melhor do Mundo’, Seth Godin, uma das maiores referências em marketing e comportamento humano, explica que existe um método para saber em qual momento você deve desistir ou seguir em frente. 

Vamos analisar este método.

Toda nova atividade, em seu início, gera um grande êxtase. Sentimos aquele gostinho de novidade e uma motivação inabalável que muitas vezes traz consigo a expectativa de obter resultados rápidos.

Infelizmente, nem sempre os resultados positivos aparecem logo no início. Não é raro a motivação despencar após um período de tentativas de erros e acertos. Quando isso acontece, aquilo que era novidade e prazeroso passa a ser cansativo e cada vez mais difícil.

Entramos num vão!

É neste momento que a maioria das pessoas desiste. O que muitos não percebem é que podem estar deixando deixando escapar a grande oportunidade, pois é exatamente após este vão que se encontra o sucesso.

O vão é um período de teste para saber se você realmente está preparado para o sucesso. É o que separa os vencedores daqueles que desistem (na hora errada). 

Vencer o vão requer muito esforço, determinação e perseverança. Porém, gosto sempre de citar uma frase que ouvi de T. Harv Eker, autor do livro ‘Os Segredos da Mente Milionária’, que diz que “os sacrifícios são temporários, mas as recompensas são permanentes”.

Mas quanto tempo dura o vão?

Não há um período pré-determinado de duração para o vão. Mas este tempo está intimamente ligado as suas ações. Se você se esforça para alcançar os seus objetivos as chances de vencer o vão mais rapidamente são maiores.

Mas se você se mantém na inércia e não se move para atingir os seus sonhos é possível que o vão se torne uma longa caminhada no deserto.

Para saber se venceu o vão basta analisar os seus resultados. Se você atingiu suas metas e alcançou o seu objetivo você superou o vão e conseguiu chegar ao topo.

A boa notícia é que quando você supera o primeiro vão vencer outros ‘vãos’ passa a ser mais fácil, pois você já sabe os atalhos para conquistar aquilo que deseja.

Mas afinal, qual é o momento certo para desistir?

Existem alguns momentos em que seguir em frente é uma péssima escolha. Eles são conhecidos como ‘becos sem saída’ e acontecem quando não há mais perspectiva de futuro em determinada atividade ou relacionamento.

Diferente do modelo anterior, em que há uma curva para o sucesso após vencer vão, quando você se depara com um beco sem saída você está estagnado.

Por mais que você trabalhe incansavelmente o resultado não virá e você então começa a perder saúde por meio do estresse, qualidade de vida e as vezes até dinheiro.

Um exemplo prático de beco sem saída:

Um empreendedor que trabalha com um nicho que não está disposto a comprar o seu produto é um exemplo prático de beco sem saída. Muitas vezes o empresário está tão convicto de que seu produto é a melhor opção do mundo que se esquece de perguntar se o cliente está disposto a pagar por esta ‘ideia’.

Outro beco sem saída pode ser encontrado naquele relacionamento em que uma das partes comete o mesmo erro insistentemente por anos e a outra sempre acredita que haverá uma mudança que salvará o casal, mas o companheiro não demonstra o mínimo esforço em melhorar. 

Desista, logo… Parte para outra!

A dica de Seth Godin para ser mais feliz e ter sucesso é simples: sempre que se deparar com um beco sem saída, DESISTA.

Na prática, nem sempre é fácil chegar a esta atitude. Sair da zona de conforto e dar um basta numa situação prejudicial demanda readaptação e coragem.

Porém, quando você desiste na hora certa consegue mais tempo para focar em outra atividade ou relacionamento que realmente te traga resultados positivos e te faça mais feliz. Quanto mais você demorar para desistir maiores serão as suas perdas.

John Viudes – Siga no Facebook (https://www.facebook.com/JohnViudesOficial)
Coach, jornalista e criador do Projeto Mude Sua Vida, John Viudes ajuda as pessoas a acreditarem que podem se transformar em sua melhor versão, superando as dificuldades impostas pela vida e conquistando os sonhos e objetivos.

Saiba mais em: www.projetomudesuavida.com/author/johnviudes
Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Recomendados para você