Engasgo em bebês: prevenção e primeiros socorros são essenciais

Engasgo em bebês: prevenção e primeiros socorros são essenciais

Pesadelo para mães e pais, o engasgo é comum em bebês, em especial até os 6 meses de idade. Nesta fase, os pequenos são mais vulneráveis a engasgar com líquidos, como leite materno e fórmulas administradas por meio de mamadeiras. 

Como a traqueia possui um mecanismo de proteção, a criança vai tossir para expulsar o gole que entrou pelo “buraco” errado, portanto, dificilmente, ela ficará com as vias aéreas bloqueadas por muito tempo. Mesmo assim, há casos em que é preciso procurar ajuda especializada, seja via Guarda Municipal, Samu ou mesmo Polícia Militar, como aconteceu na recentemente com uma família no Jardim do Lago.

De acordo com a ocorrência, o bebê de um mês de vida teria se engasgado com o leite materno. Apavorados, os pais buscaram ajuda e conseguiram realizar a manobra de Heimlich, que é um método de desobstrução das vias áreas. Este foi o terceiro caso atendido pela Polícia Militar neste ano, em Jundiaí.

Em Campinas, mas um caso. Mas, sem final feliz. A bebê Emanuelle, de 4 meses morreu ontem (8) após se engasgar em uma creche da cidade. O atestado, assinado pelo médico Frederico Giovannetti, da Casa de Saúde, aponta "broncoaspiração maciça por alimento". O laudo não diz se o engasgamento foi causado por leite ou algum outro alimento que possa ter sido oferecido à menina.

Atenção não apenas com alimentos

Mas, a atenção deve continuar após esta fase. Levantamento feito pela Sociedade Brasileira de Pediatria, apontam as crianças de 1 a 3 anos, são as mais vulneráveis a esse tipo de ocorrência. Entre os mais novos, milho, feijão e amendoim são os alimentos mais aspirados. O engasgamento não é provocado apenas por comida. Brinquedos inadequados para a faixa etária, como aqueles com muitas pecinhas pequenas, e materiais sintéticos, como bexigas, também podem ser causar problemas.

Há duas explicações para as crianças menores serem a principal preocupação quando o assunto é engasgar: primeiro, elas não possuem controle total da mastigação e deglutição de alimentos; além disso, nessa faixa etária, uma das maneiras de a criança explorar o mundo é colocar objetos na boca para sentir seu gosto e textura.

Para evitar sustos, os especialistas dão algumas dicas, em especial para crianças menores de um ano: 

Amamente em local tranquilo

É importante para que a criança não sugue o peito ansiosa. Se a criança estiver com muita fome, a dica é deixá-la mamar por alguns segundos, separá-la do seu peito para que se acalme e depois volte a sugar, menos afobada.

Deixe a criança na posição vertical por cerca de meia hora após a mamada

Nesse intervalo de tempo ela pode arrotar ou regurgitar. Se mesmo depois de meia hora você ainda não tiver ouvido um arroto, fique tranquila. O ar sai por gravidade.

Segundo a imagem, a mãe pode reanimar o bebê afogado com leite materno. Primeiro, manter a calma e respirar profundamente para evitar ficar nervosa. Logo, deve-se colocar o bebê no colo, segurá-lo com uma das mãos posicionada no tórax do pequeno, e com a outra Mao, dar tapinhas nas suas costas. No caso de que o bebê não responda aos seus estímulos, o melhor é levá-lo imediatamente ao serviço medico de urgências.

Recomendados para você