Dica Infalível para acabar com a Procrastinação, falta de foco e desânimo

Dica Infalível para acabar com a Procrastinação, falta de foco e desânimo

Já aconteceu de ter uma atividade importante para fazer e ao chegar ao final do dia perceber que não realizou esta tarefa?

Você já se sentiu perdido em meio a tantas coisas para fazer que acabou ‘paralisando’ e não realizando nada daquilo que realmente era importante?

Quando chega ao final do dia você sente que foi produtivo, que conseguiu realizar coisas importantes que te colocam mais próximo dos seus objetivos ou percebe que passou o dia apagando incêndios e adiando as atividades que realmente importavam?

Ao responder estas perguntas é possível que você tenha percebido algum grau de procrastinação na sua vida. Se este foi seu caso não se preocupe. Você não está sozinho.

Procrastinar é deixar para amanhã o que você poderia (ou deveria) ter feito hoje. É adiar a tomada de decisões importantes. A pessoa que procrastina não entra em ação – se mantém na inércia.

Esse cenário, infelizmente, é muito comum. A questão é que a pessoa viciada em procrastinar acaba passando pela vida sem grandes realizações, pois quem não entra em ação jamais conseguirá colher bons resultados.

Uma das vilãs da produtividade é a falta de definição de tarefas a serem realizadas. Isso faz com que muitas vezes dediquemos horas a atividades que não são importantes em detrimento das nossas prioridades.

É bastante comum ficarmos mais tempo que o necessário apagando incêndios ou navegando pelas redes sociais do que empenhados nas atividades que realmente importam e que trazem crescimento para as diversas áreas de nossas vidas.

Uma simples atitude pode tornar o seu dia muito mais produtivo: criar uma lista das tarefas.

Como uma lista de tarefas pode salvar sua produtividade

Escrever as atividades que deverão ser realizadas, contudo pode ser uma tarefa difícil para quem não tem costume de fazê-lo. Afinal, somos guiados por hábitos e criar um novo padrão requer árdua dedicação, sobretudo nos primeiros dias.

Uma lista bem feita pode servir como um guia para que você não perca o foco durante o dia com atividades desnecessárias. Além disso, pode ser uma ferramenta incrível de motivação, uma vez que ao riscar atividades já realizadas você consegue visualizar o avanço do seu desempenho ao longo do dia.

Como criar uma lista eficiente

Embora existam muitas metodologias para a criação de uma lista sou partidário de manter as coisas simples. É importante ressaltar que não há um modelo universal que serve para todas as pessoas. Afinal, o que pode ser muito funcional para uma pessoa pode não ser para outra.

Separei algumas dicas para criar uma lista com base na metodologia que utilizo:

1.    Separe um tempo antes de iniciar seu trabalho para planejar o seu dia e criar a sua lista. Algumas pessoas fazem a lista do dia seguinte no final do período anterior, fica a seu critério.

2.    Utilize uma folha para anotar ou mesmo um aplicativo, como o Evernote para armazenar suas tarefas. Algumas pessoas preferem um meio digital enquanto outras são fãs do bloquinho de papel.

3.    Separe as atividades que realmente são importantes de urgências (geralmente apagar incêndios ou resolver pepinos).

Aquela conta que você teve duas semanas para quitar e foi adiando até a última hora o pagamento se tornou uma urgência, por exemplo.

4.    Defina um prazo para começar e terminar uma determinada atividade.

5.    Divida grandes projetos em atividades menores e liste todas estas ‘sub-tarefas’.

6.    Utilize verbos de ação ao anotar suas atividades. Por exemplo, prefira ‘escrever e-mail para cliente A com resolução do problema B’ do que simplesmente ‘problema – cliente A’.

Por mais que você saiba do que se refere o assunto, o seu cérebro estará mais motivado a realizar ações quando você as especifica.

7.    Faça blocos de tempo durante seu trabalho e mantenha foco total na atividade durante aquele período determinado. 

Esqueça celular, redes sociais ou conversas descontraídas durante este intervalo. Ao final de cada período faça uma pequena pausa para relaxar, tomar um café e botar o papo em dia.

8.    Arquive suas listas de dias anteriores e revise-as. Você se surpreenderá com a quantidade de coisas que pode fazer ao aumentar a sua produtividade. Celebre as vitórias.

Alerta 

Frequentemente 20% das atividades geram 80% dos resultados. É a famosa Lei de Pareto em ação. 

Antes de criar sua lista faça uma reflexão sobre a forma que você tem gastado o seu tempo e verifique se você desperdiça energia com tarefas que não trazem retornos significativos.

John Viudes – Siga no Facebook (https://www.facebook.com/JohnViudesOficial)
Coach, jornalista e criador do Projeto Mude Sua Vida, John Viudes ajuda as pessoas a acreditarem que podem se transformar em sua melhor versão, superando as dificuldades impostas pela vida e conquistando os sonhos e objetivos.

Saiba mais em: www.projetomudesuavida.com/author/johnviudes
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