O que comer antes do treino? Preparamos opções de dieta pra você!

O que comer antes do treino? Preparamos opções de dieta pra você!

Comer muito, comer pouco, não comer... muitas vezes surgem dúvidas de como se alimentar antes e depois do exercício físico. 

Outra questão é como a alimentação pode melhorar o desempenho e a recuperação dos praticantes.

O Tribuna de Jundiaí ouviu o nutricionista da Céltica Academia e da Quale Vita Assessoria Metabólica, Thiago Freitas, para orientar os atletas amadores neste assunto. De acordo com ele, o fundamental no pré-treino e ter aporte suficiente de carboidratos e uma quantidade menor de proteínas. “A grande ideia é fornecer energia suficiente para a contração muscular”, explica.

O timing na hora de comer também é primordial para os bons resultados, segundo Thiago. “Quanto menor é a janela entre comer e treinar, mais ‘refinada’ tem que ser a refeição. E, à medida que a janela do treino e alimentação aumenta, é possível introduzir alimentos ricos em fibras e eventualmente gorduras”, avalia.

E no pós-treino? Na opinião do especialista, a ideia para este momento é aumentar de forma leve o aporte de proteínas para continuar gerando o estímulo de síntese proteica e adicionar carboidratos para repor o estoque de glicogênio (que é a moeda energética durante a contração muscular) que foi utilizado durante o treino. 

Portanto o que comer para fazer o exercício físico? As opções listadas abaixo sob a supervisão do nutricionista podem sem utilizadas tanto para pré como pra pós-treino. Tudo vai depender se a refeição será feita imediatamente após ou um tempo após o exercício físico.

Até 30 minutos

Opção 1:

1 iogurte desnatado (proteína) batido com 1 fruta + 1 colher de chá de mel para adoçar (quando escolher uma fruta que não é tão doce);

Opção 2:

2 fatias de pão de forma com 1 fatia de queijo branco ou 2 colheres de sopa de cottage;

Entre 45 minutos e 1h30

Opção 1:

2 fatias de pão de forma integral + 1 porção pequena de folhas + 2 colheres de sopa de frango desfiado (sabe aquele frango que sobrou do almoço? Pois então, pode ser reaproveitado aqui);

Opção 2:

1 copo de leite semidesnatado com 2 colheres de sopa de farelo de aveia + 1 fruta;

Uma ideia interessante é pensar o seguinte: vou treinar 1h30 após o café da manhã/almoço/jantar ou as essas refeições seguem o meu treino? Se a resposta for positiva você não precisa comer mais nada, essas refeições já são ricas e completas já que possivelmente irão suprir totalmente as necessidades do exercício físico.

Céltica Academia
www.academiaceltica.com.br
Av. Dr. Adilson Rodrigues, 2686, Jardim Samambaia, Jundiaí
Telefone: 4582-1646

Recomendados para você