Confira 4 dicas para respirar correntemente na hora da corrida

Confira 4 dicas para respirar correntemente na hora da corrida

O sucesso da corrida não está somente em um bom treino. Respirar corretamente também contribui significativamente para corrermos melhor.

A maneira que respiramos interfere diretamente no desempenho da corrida, quando inspiramos captamos o oxigênio e transformamos em energia no nosso organismo, e quando estamos em atividade física isso ocorre com maior intensidade devido ao esforço exigido. Essa intensidade vai ser determinada ao condicionamento que cada pessoa possui. 

Segundo Fábio Tavares, professor da Academia Céltica, aprimorar a respiração, seja qual for o objetivo da corrida, é determinante para ir mais longe e mais rápido nesse exercício. Ressalta a importância de praticar exercícios físicos que fortaleçam os músculos envolvidos no processo e no movimento de respiração, como abdômen, diafragma, intercostais e paravertebrais, isso auxilia no aumento da resistência, evitando a fadiga. 

Confira as dicas:

1. Respire pela boca e use o abdômen 

Dessa maneira conseguimos inspirar uma quantidade maior de oxigênio e liberar o dióxido de carbono. O processo é simples, mais ar nos pulmões, mais oxigênio no corpo (isso quando falamos de alta intensidade).

A respiração deve ser abdominal, pois a movimentação do diafragma durante a respiração permite a expansão dos pulmões, recebendo assim, mais ar a cada inspiração, garantindo o oxigênio necessário também aos músculos.

2. Constante e confortável

Respire de acordo com o que o corpo pede, não existe uma regra na corrida, o importante é estabelecer um ritmo coordenado. 

Um exemplo que é a cada duas ou três passadas inspira e depois expirar em duas ou três passadas, o importante é manter o mesmo intervalo entre os movimentos.

3. Corra regularmente

No início de qualquer treino o ideal é começar devagar para que o corpo vá acostumando antes de aumentar o ritmo, principalmente para quem é iniciante na corrida.

Com o tempo e a regularidade o corpo acostuma com o esforço e o desempenho melhora, aumentando cada vez mais o folego e o condicionamento físico.

4. Fortaleça a musculatura e prepare sua respiração

Procure realizar treinos de preparação física e exercícios que fortaleçam os músculos que auxiliam o movimento respiratórios como exemplo as abdominais e exercícios aeróbicos.

Céltica Academia
www.academiaceltica.com.br
Av. Dr. Adilson Rodrigues, 2686, Jardim Samambaia, Jundiaí
Telefone: 4582-1646

 

Recomendados para você