Jundiaí está com Índice UV extremo: cuidados com a visão devem ser redobrados

Jundiaí está com Índice UV extremo: cuidados com a visão devem ser redobrados

Mesmo com as chuvas dos últimos dias, o Índice UV (que mede os raios ultravioleta), está extremo em Jundiaí. Dados do CPTE/INPE mostram que o índice UV desta segunda-feira (16) e dos próximos dias é de 14, ou seja, 3 a mais do que o índice aponta como extremo.

Saber se proteger quando os níveis estão altos é de extrema importância para a saúde. O Índice UV mede o nível de radiação solar na superfície da Terra, ou seja: quanto mais alto, maior o risco de danos à pele e aos olhos e de aparecimento de câncer.

Para Jundiaí nos próximos dias, o Climatempo auxilia que, ao sair na rua, há necessidade de proteção intensa. "Evitar se expor ao sol nas horas próximas ao meio-dia, camiseta, filtro-solar, óculos escuros e chapéu são extremamente necessários", são algumas das medidas apontadas pela instituição.

Outro ponto importante são os óculos de sol: usar acessórios de má qualidade e falsificados é pior do que deixar os olhos expostos. “Os óculos com lentes escuras levam à dilatação da pupila. Se eles não tiverem lentes com filtros para raios ultravioleta, a visão fica mais exposta à radiação”, explica Viviane Fiori, da Óptica Di Fiori, em Jundiaí.

Ela ainda explica que esses raios ultravioletas podem afetar extremamente os olhos. “Pode causar desde uma irritação passageira até tumores malignos”, diz. Em termos técnicos, a radiação UV atinge nos olhos atinge a córnea, o cristalino e até a retina. “Com a pupila dilatada, a penetração desses raios é ainda maior”, continua Viviane.

Por tanto, a recomendação é comprar óculos somente em óticas, que oferecem armações com lentes escuras devidamente protegidas, com uma película incolor aplicada especialmente para conter esses raios. “Até mesmo em armações de grau comuns, as lentes precisam ter esse filtro”, explica a proprietária da ótica.

Jundiaí está com Índice UV extremo cuidados com a visão devem ser redobrados 2Óculos devem ter lentes específicas que protejam devidamente os olhos 

Para crianças e idosos, por terem os olhos mais sensíveis, a alerta é que usem óculos de sol adequados para sua idade, com proteção especial. Outro ponto que Viviane lembra é que, dependendo do local que a pessoa for ou a hora do dia, há uma determinada cor de lente mais apropriada.

“Para o dia a dia, cores âmbar, marrom e cinza auxiliam na visão de contraste e profundidade e também na redução de reflexos. Já em dias nublados, lentes cinzas auxiliam por terem uma melhor visão de contraste. Já para o entardecer, lentes amarelas podem conter no ofuscamento da visão de quem está dirigindo”, explica.

Ela ainda lembra que certos ambientes, como os que contam com areia ou neve, pedem a proteção redobrada, já que essas superfícies podem refletir ainda mais os raios ultravioleta. 

A Óptica Di Fiori conta com diversas opções de óculos de sol, todos próprios para conter a ação dos raios ultravioleta na visão. O estabelecimento fica na  RuaSócrates de Oliveira, 255, na Chácara Urbana, em Jundiaí.

Recomendados para você