Yoga, ansiedade e depressão

Yoga, ansiedade e depressão

Se você já encontrou alguém depois da sua prática de Yoga, provavelmente pode comprovar que ela estava mais feliz. Qual o "mistério"? 

Stephen Cope, diretor do Institute for Extraordinary Living em Massachusetts comanda um programa intitulado “O Yoga e o Cérebro”, cujas pesquisas estudam o efeito do yoga no cérebro com ressonância magnética e outras técnicas.

Cope explica que o yoga traz mudanças significativas no sistema nervoso simpático do corpo – aquele responsável por estimular ações, como de “luta ou fuga”, em resposta às situações de estresse. O Yoga ajuda o corpo a diminuir essa resposta ao estresse, reduzindo os níveis do hormônio cortisol, que não é somente o combustível para as nossas reações ao estresse, mas que também pode causar estragos no corpo quando está em estresse crônico.

O Yoga também aumenta os níveis de substâncias que nos fazem sentir bem, como o GABA (Ácido gama-aminobutírico), a serotonina e a dopamina, que são responsáveis por nos sentirmos relaxados e satisfeitos. Todos esses três neurotransmissores são os principais utilizados em medicamentos que controlam o humor, como antidepressivos e ansiolíticos.

Marília Quinelatto Sampaio

Coordenadora do Espaço Gayatri (www.espacogayatri.com.br) Graduada em Educação Física pela ESEF- Jundiaí; Especializada em Yoga durante a Gestação; Formada em Life and Global Coaching (CAC- Center for Advanced Coaching); Formada em Yoga pelo Instituto Isvara; Possui em seu currículo também cursos de Cura Prânica, Alongamento Terapêutico, Mat Pilates, Atividade Física para a Terceira Idade, etc; Colunista do site Boa Yoga.

Recomendados para você