4 dicas para cuidar da pele no inverno

4 dicas para cuidar da pele no inverno

Com o inverno chegando, vem a necessidade de redobrar a atenção e os cuidados com a pele. Nesse período do ano, costumamos tomar banhos mais quentes e prolongados, a umidade do ar é mais baixa e a sudorese diminui. Tudo isso resulta em um ressecamento excessivo da pele e alteração da sua proteção

.
De acordo com a dermatologista Andréia Tomiyasu, no inverno é muito comum surgir irritações, coceiras, descamações e até casos de infecção cutânea. Muitas doenças como dermatite atópica, psoríase e outras, podem piorar em épocas de temperaturas mais baixas.
Para evitar esses problema indesejados e manter a pele com aparência saudável, veja algumas dicas:

1-Durante o banho: evite o uso excessivo de bucha, pois ela tira parte da gordura, que ajuda na proteção da pele. Banhos muito quentes e prolongados devem ser evitados porque contribuem para o ressecamento da pele.

2-Hidratar a pele: é importante escolher um hidratante específico para cada tipo de pele, da face e do corpo. O melhor momento para utilizar hidratantes na pele seca é após o banho, e eles podem ser reaplicados ao longo do dia. Para quem preferir, existem opções para usar na pele úmida durante o banho. A pele oleosa também necessita de hidratação. Opções oil-free devolvem umidade à pele sem deixá-la mais oleosa.

3-Proteção solar: é comum que não se dê muita atenção aos cuidados com o sol durante inverno, porém os raios solares responsáveis por causarem câncer e envelhecimento cutâneos têm efeito acumulativo ao longo da vida e continuam a nos atingir mesmo nas épocas de frio. Portanto, é importante manter o uso regular de protetor solar.

4-Manter hidratação do corpo adequada: apesar da diminuição da sede nesse período, procure manter uma boa ingesta hídrica. Alimentos ricos em água como laranja, melancia, melão são boas opções.

Recomendados para você