Pesquisa mostra que situação de idosos brasileiros é preocupante

Pesquisa mostra que situação de idosos brasileiros é preocupante

De acordo com o Estudo Sabe (Saúde, Bem-estar e Envelhecimento) é uma ferramenta para avaliar como os idosos estão lidando com os desafios da velhice. Os resultados não foram muito bons.

Segundo a avaliação de Yeda Aparecida de Oliveira Duarte, coordenadora do Sabe e professora-doutora do Departamento de Enfermagem da USP, a pesquisa mostrou dados preocupantes.

No grupo de idosos entre 60 a 64 anos, 16,2% não conseguem desempenhar uma ou mais atividade básica, como alimentar-se e tomar banho, enquanto 35,5% não conseguem realizar atividades instrumentais, que são um pouco mais complexas e que vão da preparação de alimentos à utilização de transportes públicos ou privados e de cuidar de animais de estimação até gerenciar seus recursos financeiros.

No caso de doenças crônicas, o quadro também é sombrio. Em 2000, 53,3% relatavam ter hipertensão; em 2017, foram 54,8%. Os percentuais para diabetes subiram muito: de 17,9% para 24,6%, no mesmo período.

“No ano de 2000, 31,7% apresentavam doença articular e, em 2017, eram 32,9%. As pessoas demoram a procurar assistência quando apresentam problemas nas articulações, acreditando que se trata de uma condição normal do envelhecimento. Não se dão conta de que vão restringindo suas atividades, deixam de se locomover, a vida passa a girar em torno da casa”, explicou a professora.

Outro fato que chama a atenção é que, mesmo estando abaixo dos 65 anos, 21% desses idosos se encontram em uma situação de fragilidade, uma condição que engloba baixa atividade física, perda de peso não intencional, redução da força e da velocidade da caminhada, além de fadiga. “A mídia retrata idosos ativos que estão nas ruas, nas academias, na praia. Não estou falando desses velhos, e sim daqueles que já nem saem mais de casa”, enfatiza a professora.

Os levantamentos são feitos em intervalos regulares, a cada cinco anos, e as informações são fundamentais para se ter uma ideia de como o país está cuidando de seus cidadãos mais velhos.

Fonte: Bem Estar

Recomendados para você