Haja coração: o torcedor também precisa de cuidados durante a partida

Haja coração: o torcedor também precisa de cuidados durante a partida

A seleção brasileira está nas quartas de final da Copa do Mundo, e não são só os jogadores que ficam tensos a cada lance, no sofá de casa o torcedor também sofre. Durante a Copa de 2006, a Universidade Ludwig Maximilians, em Munique, constatou que a incidência de problemas cardiovasculares em homens foi três maior em dias de jogos da Alemanha.

Os cuidados também são necessários para quem fica fora do campo para que possam curtir de maneira mais saudável a partida da seleção brasileira ou do seu time do coração.

É sempre recomendável evitar excessos de bebida alcoólica, cigarros e sal, pelo menos algumas horas antes da partida, por serem produtos que possuem componentes que aumentam a pressão arterial e podem ser prejudiciais em situações de alta adrenalina. Manter-se bem hidratado e alimentado também é uma boa dica para evitar algum tipo de mal-estar bem como quedas de pressão.

Caso tenha medicamentos prescritos, especialmente anti-hipertensivos, não esqueça de tomá-los, durante o jogo é comum entre os torcedores mais fervorosos que haja um aumento de adrenalina e de pressão arterial. O aumento de estresse e ansiedade também são comuns, fazendo com que o coração consuma mais oxigênio e bata mais rápido, podendo levar ao infarto os torcedores com histórico de doenças cardíacas.

Fique atento e caso sinta algum desconforto como dores no peito, palpitações e falta de ar é um sinal de que uma visita imediata ao médico é necessária. É importante frisar que uma vida saudável com uma boa alimentação e a prática diária de exercícios físicos são os maiores aliados para essas horas de tensão.

Torcer não faz mal algum a saúde, mas é preciso ficar atento aos excessos para no final ter apenas motivos para celebrar.

Realização: Amil Telefone

Recomendados para você